A atriz Tilda Swinton fala sobre seu novo filme “O Quarto ao Lado”
A renomada atriz Tilda Swinton, de 64 anos, compartilhou suas perspectivas sobre seu mais recente projeto cinematográfico, “O Quarto ao Lado”, dirigido por Pedro Almodóvar. No filme, Swinton interpreta Martha, uma paciente em estado terminal que solicita à sua amiga de juventude, Ingrid (interpretada por Julianne Moore), que a acompanhe em sua decisão de optar pelo suicídio assistido.
Apesar do tema delicado, Swinton acredita que o filme oferece mais um sentimento de enriquecimento do que de depressão.
“Espero que as pessoas o considerem tão surpreendente quanto enriquecedor. É sobre questões grandiosas, possivelmente a questão mais importante de todas, que é: como abordamos o fim de nossas vidas? Mas tudo é feito com tanta simplicidade e sem drama. É isso que se espera – muita dignidade em como vivemos o final de nossas vidas”, declarou em entrevista à revista HELLO!.
“Não é realmente sobre a morte. Há muito pouco de interessante que se pode dizer sobre a morte. É bem menos interessante do que viver. E este filme é inteiramente sobre viver“, completou.
Swinton revelou que sua vivência pessoal com amigos em estado terminal foi crucial para sua preparação no papel.
“Colocar-me na posição de Martha significou que eu pude trazer minha própria experiência para o filme. Foi uma oportunidade de me botar no lugar daqueles que acompanhei por tanto tempo, aprendendo com eles. O que sinto agora é uma espécie de catarse ao transformar essa experiência pessoal em uma obra de arte.”
A atriz era amiga do diretor Derek Jarman, que faleceu em 1994 devido a complicações relacionadas ao HIV/AIDS, aos 54 anos, e pediu a Tilda que estivesse ao seu lado em seus momentos finais.
“Este filme, para mim, é um negócio incrivelmente pessoal e uma verdadeira bênção de natureza profunda. Nunca escondi que, nos últimos anos, tive o privilégio de estar, o que eu chamo, na posição de ‘Ingrid’ várias vezes. Fui muito honrada em acompanhar várias ‘Marthas’ em seus caminhos.”