Obras na Serra das Araras Aceleram na Via Dutra
As obras de construção das novas pistas de subida e descida da Serra das Araras, localizadas na Via Dutra, entre Piraí e Paracambi, estão em ritmo acelerado. Iniciadas pela CCR RioSP em abril de 2024, mais de mil colaboradores já estão envolvidos em 17 frentes de trabalho.
Desmonte de Rochas: Um Marco na Construção
O desmonte de rochas é um dos principais marcos para a construção das novas pistas. Entre junho e dezembro de 2024, ocorreram 60 detonações, resultando em 90 mil m³ de material rochoso removido. Para 2025, estão previstas 200 detonações, totalizando 385 mil m³ de rocha desmontada.
Todo o material retirado será reaproveitado na própria obra. A CCR RioSP, junto com a empresa responsável pelos serviços, instalou uma central de britagem no local, otimizando o uso do material de forma mais eficiente, econômica e segura.
Construção de Viadutos: Avanços e Previsões
A construção dos 24 viadutos que integrarão as novas pistas é outra etapa crucial em andamento. O primeiro viaduto da pista de descida já está em fase de construção, com as vigas de concreto posicionadas. A conclusão e liberação para o tráfego estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.
Calendário de Detonações e Comunicações ao Público
Para garantir a segurança de todos, as detonações exigem o fechamento temporário da pista de subida da Serra das Araras, no km 225, em Paracambi. As próximas detonações ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, das 14h às 16h.
A CCR RioSP informa que todas as operações são coordenadas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ANTT, prefeituras locais e outros órgãos competentes. Além disso, a concessionária realiza campanhas informativas em postos de serviços, postos fiscais e cidades ao longo da Via Dutra, alertando motoristas e moradores sobre os dias e horários das detonações.
A concessionária recomenda que motoristas programem suas viagens para evitar a região durante os fechamentos. Painéis de mensagens fixos e móveis indicarão o tempo de espera para a reabertura da pista, e faixas informativas foram colocadas ao longo da rodovia.