Prefeitura de BH inicia cadastro para propostas artísticas em espaços culturais públicos

Inscrições Abertas para Apresentações em Centros Culturais de Belo Horizonte

Até 28 de março, estão abertas as inscrições para apresentações nos 17 Centros Culturais Municipais, nas 22 Bibliotecas Públicas Municipais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

A Prefeitura de Belo Horizonte, em colaboração com o Instituto Lumiar, está recebendo propostas artístico-culturais para criar uma programação diversificada nos espaços culturais da cidade. Esta iniciativa faz parte dos projetos Territórios Criativos, Promoção da Leitura e Atividades da Cultura Popular e Tradicional. As inscrições estarão abertas até 28 de março, sexta-feira, através da plataforma Mapa Cultural BH.

Quem Pode Participar

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, que residam em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana. As propostas podem abranger áreas como música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, promoção da leitura e escrita, culturas populares e tradicionais, culturas urbanas, multilinguagens e ações voltadas para a infância.

Categorias de Inscrição

Durante o cadastro, as propostas devem ser inseridas em categorias específicas, como oficinas, palestras, espetáculos, cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performance, ensaios abertos, pintura mural, graffiti, exposições, projeções, exibições de filmes autorais, projeção mapeada, vídeo-instalação, vídeo-performance, leituras dramáticas, saraus, slam’s, narração/contação de histórias, intervenções, exposição de trabalhos artesanais, cortejos, dança, DJ, MC’s, cultura hip-hop, skate, parkour, funk, videoclipe, palhaçaria e outros formatos.

Processo de Seleção

Uma comissão formada por membros da sociedade civil e do poder público (Fundação Municipal de Cultura) será responsável por selecionar as propostas que integrarão a programação dos projetos. O Territórios Criativos destaca o protagonismo de artistas nas suas comunidades, enquanto a Promoção da Leitura promove atividades de incentivo à leitura e escrita. As atividades da Cultura Popular e Tradicional são baseadas na memória e nos conhecimentos de Mestres e Mestras da cultura popular.

Propostas com cunho político-partidário, que façam apologia ao crime ou incitem qualquer forma de preconceito não serão consideradas. As propostas selecionadas receberão um valor bruto de R$700,00, exceto para Mestres e Mestras da cultura popular reconhecidos pelo município, que receberão R$1.000,00.

Considerações Finais

Cada proponente pode inscrever mais de uma proposta, desde que sejam distintas e sigam as diretrizes de cada projeto. É importante lembrar que o cadastro não assegura a realização das propostas nos projetos. A seleção das propostas terá início em fevereiro.

Leia mais sobre o processo de inscrição no Mapa Cultural BH.

Fonte: https://cenariominas.com.br/belo-horizonte/pbh-abre-cadastro-para-propostas-artisticas-nos-espacos-culturais-publicos/