Prisão de Motorista Envolvido em Trágico Acidente em Minas Gerais
A Polícia Civil de Minas Gerais efetuou a prisão do motorista da carreta envolvida no acidente que resultou na morte de 39 pessoas. O incidente ocorreu em 21 de dezembro de 2024, em Teófilo Otoni (MG). A detenção foi realizada no Espírito Santo nesta terça-feira (21.jan.2025).
O juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni, decretou a prisão do motorista. Segundo o magistrado, o condutor estava “embalado pelo uso de drogas diversas”. Confira a íntegra do comunicado (PDF – 1 MB).
Dolo Eventual e Revisão da Liberdade Condicional
Foi determinado que houve dolo eventual, pois o motorista assumiu riscos. O juiz decidiu revisar a liberdade condicional após novos elementos surgirem durante as investigações, tais como:
- ausência do motorista no local do acidente;
- sobrepeso da carga da carreta (68 toneladas, com capacidade máxima para 30 toneladas);
- excesso de velocidade (90 km/h, acima dos 80 km/h permitidos);
- jornada exaustiva de viagem e falta de descanso adequado;
- uso de substâncias entorpecentes.
O magistrado ressaltou que não se tratou de um “simples descuido ou inobservância de um dever de cuidado objetivo, mas em deliberada assunção de risco”.
Anúncio do Governador Romeu Zema
O anúncio da prisão foi realizado pelo governador Romeu Zema (Novo) no X (ex-Twitter). Ele afirmou: “Usando de alta tecnologia, a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas. Em Minas, não há impunidade!”
O ACIDENTE
Na época, o Corpo de Bombeiros de Minas informou que um ônibus da empresa Entram, transportando 45 passageiros de São Paulo a Jequié (BA), invadiu a contramão da BR-116 e colidiu com uma carreta carregada de pedras. Um carro que vinha atrás colidiu com o ônibus, que logo em seguida pegou fogo.