PF lança operação contra grupo de tráfico que usava aeroportos no Brasil para enviar drogas à Europa

Polícia Federal Deflagra Operação Contra Tráfico Internacional de Drogas

Na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) lançou uma operação visando desmantelar uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. A organização criminosa atuava nos aeroportos de Viracopos, em Campinas, Cumbica, em Guarulhos (SP), e Galeão, no Rio de Janeiro. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Investigação e Mandados Judiciais

O trabalho investigativo revelou o envolvimento do grupo em, pelo menos, 19 viagens internacionais com destino à Europa, partindo dos três aeroportos mencionados. Os mandados, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, fazem parte de uma investigação mais ampla sobre rotas de tráfico de drogas envolvendo esses terminais.

Rota do Tráfico para a Europa

Conforme informações da Polícia Federal, o Aeroporto Internacional de Viracopos é uma das principais bases de operação da quadrilha, com voos frequentes para destinos como Orly, na França, e Lisboa, em Portugal. Movimentações suspeitas também foram detectadas nos aeroportos de Cumbica e Galeão, utilizados pelo grupo para enviar drogas ao exterior.

A operação foi batizada de “BH Connection”, em referência a Belo Horizonte (MG), local onde o líder do grupo residia antes de se mudar para São Paulo. Durante o cumprimento das ordens judiciais, o chefe da organização não foi localizado, sendo agora considerado foragido.

Prisão e Apreensões

Em cumprimento aos mandados, duas buscas foram realizadas em São Paulo e uma em Santa Luzia, Minas Gerais. A investigação teve início após a apreensão de 1,3 kg de cocaína em cápsulas, durante uma fiscalização no Aeroporto de Viracopos, em dezembro de 2023, como parte da Operação Sentinela, focada no combate ao tráfico de drogas. Na ocasião, um passageiro tentou embarcar para a França com a droga escondida em 119 cápsulas, algumas presas ao corpo e outras ingeridas.

A análise dos dados da apreensão revelou uma rede criminosa bem estruturada, responsável por enviar substâncias ilegais para a Europa. A operação visa obter evidências sobre o suporte logístico, financeiro, operacional e de treinamento dado pela quadrilha para suas atividades criminosas.

Investigações e Consequências Legais

Os envolvidos serão investigados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, crimes que podem acarretar em penas de até 35 anos de reclusão. A Polícia Federal continua as investigações para desmantelar a organização e identificar outros membros do grupo, além de tentar localizar o líder fugitivo.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/brasil/2025/01/24/pf-deflagra-operacao-contra-quadrilha-de-trafico-que-utilizava-aeroportos-brasileiros-para-envio-de-drogas-a-europa/