Relançamento da Plataforma Monitora.RJ pelo Governo do Estado
A plataforma Monitora.RJ, relançada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), foi aprimorada para oferecer alertas sobre calor intenso e chuvas fortes, que podem afetar a saúde pública.
A ferramenta visa fornecer informações detalhadas sobre a vigilância de saúde pública tanto para gestores quanto para a população.
Planejamento Antecipado com Tecnologia
De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), a plataforma possibilita que as cidades do estado e seus habitantes se preparem para eventos climáticos, além de ajudar no planejamento de recursos para o combate ao mosquito da dengue, entre outras funcionalidades.
Com o painel, a SES/RJ espera antecipar em cinco dias possíveis situações de risco à saúde e preparar adequadamente as redes de saúde do Rio para atender pacientes com sintomas relacionados ao calor.
Monitoramento Climático e Saúde Pública
O monitoramento de eventos climáticos está integrado à ferramenta, permitindo acesso a dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mapa interativo sobre variações de calor possui quatro níveis: sem excesso de calor, calor leve, severo ou extremo.
Além disso, a ferramenta indica locais com focos do mosquito da dengue, classificados por níveis de alerta que variam de ‘Rotina’ até o mais grave, ‘Nível 3’.
Os viajantes também podem acessar informações de saúde sobre destinos, incluindo vacinas necessárias para doenças prevalentes na área.
“Não precisa ser um especialista para buscar informações e saber como se proteger. Nosso foco é apoiar as secretarias municipais na organização das ações e informar a população de forma clara e transparente,” explicou a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Atualizações no Painel de Arboviroses
A versão atual do Monitora RJ agora inclui informações adicionais sobre dengue, zika, chikungunya e oropouche, além de possibilitar a visualização de mapas interativos sobre a incidência de dengue em municípios do Rio de Janeiro. O painel apresenta três níveis de alerta: Nível Rotina, Alerta 1; Amarelo, 2; Laranja, e 3, Vermelho.
Um mapa também fornece notificações de casos por setor censitário, ajudando agentes de saúde a identificar áreas problemáticas e combater o mosquito da dengue, além de alertar a população sobre a doença.
O Monitora.RJ permite ainda o acesso ao APP da dengue, destinado a profissionais de saúde, com diretrizes de classificação e tratamento para pacientes. O aplicativo oferece documentação para apoiar gestores, profissionais de saúde e técnicos no tema de arboviroses.
A ferramenta inclui a campanha “10 minutos salvam vidas”, que orienta a população sobre as medidas para evitar focos do mosquito em suas residências.
Fonte: https://diariodorio.com/monitora-rj-e-relancado-com-alerta-sobre-eventos-climaticos-extremos/