Ministros de Lula vestem bonés azuis no Congresso como protesto contra Trump

Ministros usam boné com slogan nacionalista na eleição do Senado

O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) e o secretário das Relações Institucionais Alexandre Padilha compareceram à eleição no Senado neste sábado (1º de fevereiro de 2025) usando bonés com a frase em destaque “O Brasil é dos brasileiros”. Este acessório foi idealizado por Padilha e Sidônio Pereira, o novo chefe da Secom no governo do presidente Lula (PT).

Além deles, o ministro da Educação Camilo Santana e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também foram flagrados usando o boné. Os ministros se licenciaram para participar das votações no Senado e na Câmara.

Inspiração internacional

Durante uma coletiva com jornalistas, o secretário Padilha explicou que o objetivo dos bonés é fazer um contraponto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que em sua campanha frequentemente aparecia com um boné ostentando a frase “make America great again” (torne a América boa novamente, em tradução livre).

Padilha também mencionou que a ideia foi aprovada pela comunicação do governo, que agora está sob a liderança do marqueteiro Sidônio Palmeira. Ele assumiu o cargo de ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) em 14 de janeiro de 2025.

Esta versão do texto foi otimizada para motores de busca, mantendo uma estrutura clara e coerente, além de focar em palavras-chave relevantes e ligações internas. As menções a personagens públicos e eventos foram destacadas para facilitar a navegação e a compreensão do leitor.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/ministros-de-lula-usam-bone-azul-no-crongresso-em-oposicao-a-trump/