Venezuelano relata experiência de ser “engolido” por baleia

Experiência Inusitada de Jovem Venezolano com Baleia-Jubarte no Chile

Adrián Simancas, um jovem venezuelano de 24 anos, viveu um momento surpreendente ao ser “engolido” por uma baleia-jubarte enquanto fazia uma travessia em packraft na Baía El Águila, próxima ao Faro San Isidro, no Chile. O relato foi compartilhado em uma entrevista ao canal de televisão chileno TVN, onde Adrián descreveu sua experiência incrível.

Relato do Incidente

“Senti algo entre azul e branco que passou perto do meu rosto, estava de um lado e por cima… Não entendia o que estava acontecendo e então eu me afundei… pensei que tinha sido engolido”, relatou Adrián. O que inicialmente parecia um pesadelo transformou-se em alívio quando, segundos depois, ele foi expelido pela baleia, emergindo ileso da água.

O momento foi capturado em vídeo por seu pai, Dell Simancas, um anestesista de 49 anos. As imagens mostram a baleia emergindo inesperadamente e, em questão de segundos, arrastando o jovem e seu bote para dentro de sua boca, antes de devolvê-los ao mar. Durante o evento, o movimento do cetáceo gerou grandes ondas, deixando Dell em choque, sem saber o destino do filho. “Não vi o Adrián por três segundos e fiquei assustado. Quando virei, não vi nada, não vi o Adrián. Esse foi o único momento realmente assustador que tive”, comentou Dell.

Desfecho e Repercussão

Apesar da intensidade do ocorrido, Adrián saiu ileso da água. A baleia, após “engolir” o jovem, o expeliu de volta ao mar, permitindo que ele saísse ileso. O incidente rapidamente se tornou viral nas redes sociais, com muitos comparando a experiência a cenas de filmes ou relatos fictícios, dada a raridade de um encontro tão próximo com uma baleia-jubarte. “Foi uma experiência incrível e aterrorizante ao mesmo tempo”, afirmou Dell.

Segundo a National Geographic, a garganta das baleias-jubarte é estreita demais para que elas possam engolir um ser humano. Contudo, ao abrirem suas enormes bocas para se alimentarem, uma pessoa pode ser acidentalmente arrastada para suas mandíbulas, sendo geralmente expelida de volta ao mar.

[rumble]play,{“video”:”v6i6qev”,”div”:”rumble_v6i6qev”}[/rumble]

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/mundo/2025/02/13/jovem-venezuelano-descreve-a-sensacao-de-ter-sido-engolido-por-baleia/