São Paulo retira candidatura para sediar Pan de 2031

Anúncio de Desistência da Candidatura de São Paulo aos Jogos Pan-Americanos de 2031

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado comunicaram, nesta quinta-feira (16), a decisão de desistir da candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em vez disso, optaram por apoiar a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

“A decisão, tomada em comum acordo com o governo do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, tem como base a relevante infraestrutura disponível das duas cidades – Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas em 2016″, diz a nota conjunta.

O objetivo, conforme a nota, é unir esforços para trazer os jogos Pan-Americanos ao Brasil. A declaração foi emitida poucas horas após Rio-Niterói entregar ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um dossiê que formaliza a candidatura conjunta para sediar o Pan de 2031.

Próximo Passo do COB

O COB agora avaliará, em uma assembleia agendada para o dia 29 de janeiro, se as duas cidades do estado do Rio de Janeiro representarão a candidatura oficial do Brasil para sediar os jogos.

Com a retirada de São Paulo, a candidatura de Rio-Niterói é a única representante brasileira na competição. Até o momento, a cidade rival é Assunção, capital do Paraguai.

O anúncio oficial sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ocorrerá em agosto deste ano, sendo a decisão final de responsabilidade da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/sao-paulo-desiste-de-disputar-candidatura-ao-pan-de-2031/