Investimento de R$ 2,9 bilhões e equipe de 1,2 mil profissionais restauram estradas e pontes no Rio Grande do Sul

Chuvas Intensas no Rio Grande do Sul em Abril de 2024: Respostas e Ações

As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de abril de 2024 exigiram respostas imediatas para lidar com a gravidade da situação. O Ministério dos Transportes prontamente assegurou um montante de R$ 2,9 bilhões destinado à reconstrução do estado, mobilizando mais de 1,2 mil profissionais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), incluindo servidores e terceirizados.

Esforços para Reabertura de Vias e Infraestrutura

A prioridade foi desobstruir estradas que estavam completamente bloqueadas por terra e vegetação, resultado de deslizamentos de terra. Em muitos locais, foi necessário construir novas vias e pontes, uma vez que as originais foram destruídas ou submersas pelas enchentes, levando o pavimento a ser arrastado pelas águas. Para isso, o Ministério dos Transportes utilizou maquinário pesado, abrindo 28 caminhos assistenciais que permitiram a circulação das equipes de resgate e o fornecimento de alimentos, medicamentos e água potável para municípios isolados. Entre esses caminhos estava a BR-116 Norte, essencial para garantir o fornecimento de combustíveis para o norte do estado.

Recuperação Rápida das Estradas

As equipes trabalharam intensamente na recuperação das rodovias. Em pouco tempo, 124 trechos em 11 estradas federais foram liberados para o tráfego, beneficiando a população local. A resposta à calamidade foi reforçada pela mobilização da população brasileira, que realizou doações, enquanto o Ministério dos Transportes assegurou a entrega desses donativos. Para isso, priorizou-se o trânsito de caminhões carregando doações, que ficaram isentos de fiscalização nos Postos de Pesagem Veicular nas rodovias federais concedidas. Além disso, o pedágio foi dispensado, em ações coordenadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Flexibilização do Transporte e Medidas para Motoristas

A flexibilização do transporte rodoviário de passageiros também foi adotada para assegurar a mobilidade das pessoas que necessitavam sair ou chegar ao estado. A ANTT permitiu que embarques e desembarques ocorressem em pontos alternativos aos convencionais e manteve a frequência mínima de horários para as linhas interestaduais e internacionais. Para os motoristas, foi suspensa por 90 dias a exigência de prazos relacionados aos serviços de trânsito no Rio Grande do Sul, como o pagamento de multas, licenciamento de veículos e renovação de CNH. Essa medida foi articulada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e validada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Reconstrução da Ponte sobre o Rio Caí

A destruição da ponte sobre o rio Caí, em maio, foi uma das consequências mais graves das chuvas. O ministro Renan Filho inspecionou a estrutura, que teve um de seus pilares comprometido, e, em junho, assinou a ordem de serviço para sua reconstrução. Com um investimento de R$ 31 milhões, a obra na BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, foi concluída em dezembro, dois meses antes do prazo estipulado.

Considerada um símbolo da recuperação do Rio Grande do Sul e da resiliência do povo gaúcho, a nova ponte foi construída com tecnologias que dispensam o pilar central, conferindo maior resistência às chuvas. A estrutura é um metro mais alta que a anterior, possui 180 metros de extensão e 13 metros de largura.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/brasil/2024/12/26/r-29-bilhoes-e-mais-de-12-mil-profissionais-reconstruiram-estradas-e-pontes-no-rio-grande-do-sul/