Presidente Lula Nomeia André Corrêa do Lago para Liderar COP30 em Belém
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (21 de janeiro de 2025), André Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, como presidente da COP30. A COP30 é a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para mudanças climáticas que ocorrerá em Belém, Pará, ainda neste ano. A secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, assumirá o cargo de diretora-executiva.
“Queria agradecer a confiança do presidente Lula em me nomear presidente da COP30. É uma honra imensa, e acredito que o Brasil pode ter um papel incrível nessa COP. Agradeço também ao resto do governo, porque a COP, a gente vai ter que construir todos juntos. E além do governo, com a sociedade civil, o empresariado, todos os atores que são absolutamente essenciais na formação do que o Brasil quer desta COP”, afirmou Corrêa do Lago a jornalistas.
Atrasos na Definição da Presidência da COP
Conforme relatou o Poder360, o Brasil demorou a definir sua liderança para a conferência, em comparação com o Azerbaijão, que já havia escolhido seu representante para a COP29 no início de janeiro de 2024. Baku, que recebeu a última conferência em novembro, e Belém foram anunciadas simultaneamente como sedes das edições de 2023 e 2024.
Acordo de Paris em Foco
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), optou por retirar o país do Acordo de Paris em uma segunda-feira (20 de janeiro), um tratado global que busca reduzir emissões de gases de efeito estufa. Essa decisão é vista por Corrêa do Lago como profundamente impactante para a COP, especialmente na esfera diplomática.
“Os EUA são essenciais para as pautas climáticas, não só por serem a maior economia, mas também um dos principais emissores”, comentou o presidente da COP. “Mas é também um dos países que têm trazido respostas às mudanças do clima, com tecnologia. Os Estados Unidos têm empresas extraordinárias e também têm vários estados e cidades norte-americanas que estão envolvidas neste debate”, disse a jornalistas.
Conheça André Corrêa do Lago
André Corrêa do Lago nasceu em 1959 e já desempenhou funções como embaixador no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023). Sua experiência inclui passagens por embaixadas em Madri, Praga, Washington, Buenos Aires, além da União Europeia, em Bruxelas. Segundo o Itamaraty, ele também foi o negociador-chefe do Brasil em questões climáticas entre 2011-2013 e 2023-2024, e liderou a presidência do Brasil no G20 em 2024.