Jair Bolsonaro Processará Fernando Haddad por Declarações sobre Pix
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou neste sábado (18.jan.2025) que planeja processar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A acusação surgiu após Haddad vincular Bolsonaro a uma recente polêmica envolvendo o Pix. O ex-presidente afirmou que Haddad “não tem o que fazer” e “sempre me acusa de alguma coisa”.
Declarações de Haddad na CNN Brasil
Durante uma entrevista à CNN Brasil na última sexta-feira (17.jan), o ministro Haddad comentou que Bolsonaro e seus filhos “têm um problema” com a Receita Federal. O ministro mencionou os casos das joias sauditas e das rachadinhas.
Haddad afirmou: “Foram investigados, mas eles têm um problema com a Receita. Eles não escolheram a Receita Federal [para criticar] por outra razão. Então, ficaram com lupa ali nos atos burocráticos, que são tomados há mais de 20 anos”.
Vídeo Viral e Imóveis
O ministro também atribuiu a Bolsonaro a responsabilidade por um vídeo viral do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que intensificou a discussão sobre a instrução normativa do Fisco.
Bolsonaro rebateu: “[Haddad] falou inclusive que eu comprei 101 imóveis sem origem de dinheiro. Pegou meia dúzia de familiares meus do Vale do Ribeira. O que essa meia dúzia de Bolsonaro de 1990 para cá e está pago em moeda nacional corrente. Natural. Naquela época comprava até telefone em dólar”.
Assista (1min55s):
Bolsonaro e Michelle em Brasília
Bolsonaro acompanhou sua esposa, Michelle Bolsonaro, ao aeroporto internacional de Brasília neste sábado (18.jan). Ela viajou para os Estados Unidos para participar da posse do presidente eleito, Donald Trump, na próxima segunda-feira (20.jan).
O ex-presidente não pôde embarcar devido à apreensão de seu passaporte pela PF (Polícia Federal). Apesar de ter sido convidado por Trump, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou a liberação do documento, citando risco de fuga caso Bolsonaro deixasse o país.