São Paulo Celebra 471 Anos Sob Intensa Tempestade
São Paulo comemora seu 471º aniversário neste sábado (25), enfrentando os efeitos de uma tempestade histórica que atingiu a cidade na sexta-feira (24). A capital paulista registrou o terceiro maior volume de chuva em apenas duas horas, acumulando 125,4 mm, conforme relatado pela Defesa Civil. Os danos causaram a interrupção do fornecimento de energia para 26.462 imóveis e afetaram parcialmente a operação da Linha 1-Azul do Metrô.
Impacto na Zona Norte
A Zona Norte foi a área mais afetada, com ruas alagadas e veículos arrastados pela correnteza. As cenas foram impressionantes, transformando as escadarias do Metrô em verdadeiras cachoeiras. Na estação Jardim São Paulo, em Santana, os passageiros precisaram se segurar nas grades para evitar serem levados pela força da água.
Operação do Metrô Comprometida
A situação impactou diretamente a operação do Metrô. Na manhã deste sábado, a Linha 1-Azul estava operando apenas entre as estações Jabaquara e Santana. Para atender os passageiros no trecho entre Tucuruvi e Jardim São Paulo, onde equipes do Metrô trabalham na drenagem e restabelecimento dos equipamentos, o sistema Paese de ônibus foi acionado. A companhia lamentou o ocorrido e assegurou que as demais linhas estão funcionando normalmente neste sábado.
Tempestade Afeta Grande São Paulo
A tempestade não se limitou à capital. Diversas cidades da Grande São Paulo também enfrentaram as consequências da chuva. No total, 33.263 imóveis estavam sem energia às 8h30 deste sábado, de acordo com a Enel, distribuidora de energia. Os municípios mais atingidos foram Santo André, Osasco e Embu das Artes. A empresa informou que as fortes rajadas de vento danificaram partes da rede elétrica e que suas equipes de manutenção estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia na região metropolitana.