Notícias Nacionais

Fabricação de motocicletas segue em alta no período pós-pandemia

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

Produção de Motocicletas no Brasil em 2024: Uma Análise do Crescimento Pós-Pandemia

O ano de 2024 consolidou o crescimento expressivo da produção de motocicletas no Brasil, com um total de 1.748.317 unidades fabricadas. Este número representa um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior, 2023, conforme os dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Para mais detalhes, consulte a íntegra do relatório (PDF – 347 kB).

Mesmo que o crescimento de 11,1% tenha sido o menor desde o início da recuperação pós-pandemia, a tendência de alta continua. Desde 2020, o setor tem registrado números positivos, impulsionados em parte pelo aumento do mercado de delivery, favorecido pelas restrições de lockdown e medidas de isolamento social.

Produção de Motocicletas em 2024

“Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os 2 dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem o ritmo de produção”, afirmou o presidente da entidade, Marcos Bento.

Produção de Motocicletas em Dezembro

Em dezembro de 2024, o setor produziu 123.944 motocicletas, marcando uma alta de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entretanto, houve uma queda de 15,1% em relação a novembro. Este resultado foi o melhor para o mês de dezembro desde 2008, segundo a Abraciclo.

Gráfico de Produção de Motocicletas em Dezembro de 2024

Previsões para 2025

Para 2025, a Abraciclo projeta um crescimento de 7,5%, com a expectativa de que as fábricas localizadas no Polo Industrial de Manaus (AM) produzam cerca de 1.880.000 motocicletas, ou seja, aproximadamente 130 mil a mais que no ano anterior.

As vendas devem atingir 2.020.000 unidades, um aumento de 7,7% em relação aos emplacamentos de 2024. Já as exportações são esperadas em 35 mil unidades, 13% a mais do que as 33.750 unidades registradas no ano anterior.

De acordo com Bento, apesar das incertezas macroeconômicas, a demanda por motocicletas pode se manter aquecida por três razões principais: preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos.

“O grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado, oferecendo ao consumidor produtos com tecnologia e recursos que garantam a segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou.

_Com informações da Agência Brasil._

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-economia/producao-de-motocicletas-mantem-boom-pos-pandemia/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile