“Filme ‘O Melhor Queijo do Mundo’ já está em produção nos cinemas”

Filme “O Melhor Queijo do Mundo”: A Tradição do Queijo Minas Artesanal nas Telas

O filme “O Melhor Queijo do Mundo” traz para o cinema a rica tradição da produção do Queijo Minas Artesanal. As filmagens já começaram e a estreia está prevista para 2025. Em dezembro de 2024, essa prática foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, uma conquista inédita para a cultura alimentar brasileira.

Produção e Elenco

Produzido pelas mineiras EncantaQueVoa, Núcleo de Criatividade e Inovação para Histórias Originais e Agência Objetiva, o filme de comédia para toda a família reflete sobre a tradição e a modernidade. O elenco conta com artistas mineiros como Maurício Tizumba e Augusta Barna, que interpretam Zé Altino e Vitória, respectivamente. Também participam Janamô, Demétrio Nascimento, Júlia Tizumba, Rodolfo Vaz e o ator convidado Jean Pierre Noher.

Sinopse

Zé Altino, além de produtor do Queijo Minas Artesanal, é o guardião da Fazenda Tradição, ameaçada por uma moderna indústria estrangeira. Sua neta Vitória descobre um reality show, “O Melhor Queijo do Mundo”, que pode salvar a fazenda da família. Nesta aventura gastronômica, outros sabores mineiros, como goiabada e doce de leite, também brilham.

Temas e Sustentabilidade

O filme celebra tradições mineiras enquanto narra uma história universal de sonhos e superação. Destaca o contraste entre saberes ancestrais e modernidade, além de promover trocas culturais. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, aborda agricultura sustentável e consumo responsável, inspirando reflexões sobre o futuro.

Equipe de Produção

Com direção de Lucas Assunção e produção de Débora Campos, o roteiro é assinado por Leonardo da Selva, Tiago Tanin Marinho, Cat Balbini e Lucas Assunção, com consultoria de especialistas do setor. Bernardo Mendonça é o diretor de fotografia, Rafael Campos cuida da direção de arte e figurino, Flora Guerra é responsável pela técnica de som e Nathália Pimenta pela direção de produção.

Sobre Lucas Assunção

Mineiro de Belo Horizonte, Lucas Assunção já dirigiu o curta “Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz”, premiado nacional e internacionalmente. Durante sua estadia na Região do Serro, filmou edições da Festa do Queijo, aprofundando-se na produção do Queijo Minas Artesanal. Essa experiência inspirou a criação do filme.

Débora Campos e o Festival Sabiá

Débora Campos, produtora e articuladora cultural, idealizou o Festival Sabiá, que valoriza artistas e públicos acima dos 50 anos. No cinema, produziu curtas como “Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz” e “Rei da Beira”. Para ela, o filme deve despertar no público o desejo de saborear queijo e explorar Minas Gerais.

Mais informações

Fonte: https://cenariominas.com.br/cinema/o-melhor-queijo-do-mundo-ja-esta-em-filmagem-nos-cinemas/