Agência Nossa Recebe Selo de Compromisso com o Público
A Agência Nossa recentemente obteve o selo “Veículo Comprometido com o Público”, uma iniciativa inovadora no Brasil. Este reconhecimento visa identificar veículos de comunicação que são transparentes, revelando, por exemplo, suas formas de financiamento, políticas de correção de erros e conteúdos patrocinados. Isso promove uma relação de confiança com o público e melhora a credibilidade.
Programa de Indicadores de Compromissos com o Público
O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público foi desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Fundado pelo jornalista Alberto Dines em colaboração com o Labjor da Unicamp em abril de 2002, o Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos, não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária.
Objetivo do Selo
O selo foi criado para se estabelecer como referência de transparência e responsabilidade na qualidade da informação, servindo de guia para políticas públicas e privadas de incentivo, além de ser um atrativo para anunciantes, financiadores e público em geral.
Avaliação de Conformidade
No segundo semestre deste ano, o Projor iniciou a avaliação de sites para verificar a conformidade com os indicadores que representam seus compromissos com o público. Para obter o selo, é necessário que a organização de mídia alcance pelo menos 8 dos 11 indicadores avaliados.
Desempenho da Agência Nossa
A Agência Nossa conseguiu atender a 10 dos 11 indicadores, que incluem:
- Princípios editoriais
- Expediente
- Política de correção de erros
- Afiliação a associações setoriais do jornalismo
- Acesso aos profissionais da redação
- Propriedade do veículo
- Identificação clara de conteúdos patrocinados
- Transparência de financiamento
- Identificação de autoria
- Política de privacidade
Desafios e Expectativas Futuras
Sabrina Lorenzi, fundadora da Agência Nossa, menciona que busca recursos para implementar mecanismos de acessibilidade no site, que é o único indicador não alcançado atualmente.
“Ficamos muito contentes em conseguir este selo. Que esta iniciativa dê mais visibilidade aos veículos independentes que verdadeiramente têm compromisso com a transparência e a qualidade do jornalismo, para que consigam se financiar melhor e multiplicar seus efeitos benéficos para a sociedade e a democracia.”
Impacto do Selo
A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor, baseada em práticas internacionais e nas necessidades específicas do contexto brasileiro.
“A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores”, explica o programa.
Sérgio Ludke, presidente do Projor, destaca que o selo ajuda os sites comprometidos com o público a acessarem receitas de publicidade e fundos de fomento ao jornalismo independente, por exemplo.
“São sites de notícias que se preocupam com a transparência e criaram políticas de correção de erros, passaram a identificar a propriedade do veículo, os modos de financiamento e os conteúdos patrocinados e, melhor dos mundos, adicionaram em seus sites de notícias melhorias em acessibilidade que vão permitir acesso a pessoas com deficiência”.
Texto atualizado em 12/12 para retirar trechos de outra notícia não relacionada com este tema e também em 17/12 para esclarecer que a Agência Nossa não obteve o indicador acessibilidade como listado originalmente.