Brasileiros Priorizam Compras Sustentáveis nas Festas
Mais da metade dos brasileiros planeja adquirir mais produtos orgânicos e sustentáveis para as festas de fim de ano – 51%, superando a média global de 42%. Essa conclusão é parte de uma pesquisa recentemente divulgada pela EY, uma das principais consultorias globais.
Tendências de Consumo Sustentável
Sessenta por cento dos brasileiros mostraram intenção de comprar mais de marcas sustentáveis, enquanto a média global é de 51%. A EY realiza um estudo global em 19 países, chamado Future Consumer Index, que visa avaliar e monitorar o comportamento do consumidor. Neste ano, houve uma edição especial sobre intenções de compras em datas festivas, incluindo o Brasil.
“Importante destacar, entretanto, que a intenção de compra, e a conversão da compra em si não necessariamente convergem sempre, sendo que preço tem um papel relevante na decisão final”, diz a pesquisa.
Além disso, um dado interessante do estudo é sobre os atrasos de entrega, com os brasileiros sendo mais intolerantes (35%) que a média global (29%). Esse sentimento também se reflete na qualidade do atendimento e experiência geral, além do custo do frete, onde os brasileiros são mais sensíveis comparado a outros países. A pesquisa aponta que a presença de um valor mínimo para garantir frete grátis tende a aumentar a conversão dos consumidores no Brasil.
Fatores de Decisão nas Compras de Fim de Ano
Nas festividades de fim de ano, os preços e a variedade são fatores que impactam na escolha do canal de compra no Brasil: 49% buscam melhores preços, 37% melhores promoções, 33% variedade de produtos em um mesmo canal/local e 31% fretes mais rápidos e baratos.
Ademais, 85% dos brasileiros buscam ativamente por promoções para garantir as melhores ofertas no final do ano e 64% compram apenas itens que estiverem em seu orçamento. Por fim, 84% dos brasileiros apreciam os eventos de liquidações de fim de ano e aguardam por este momento, superando a média global (69%) e dos EUA (70%).
Categorias de Produtos Preferidas para Presentes
Em relação às categorias principais consideradas pelos consumidores tanto para uso próprio quanto para presentear, o vestuário destaca-se no Brasil e no mundo. No Brasil, 70% dos entrevistados consideram essa uma das categorias preferidas para presentes (63% globalmente). Os eletrônicos aparecem como a segunda categoria preferida para presentes, tanto no Brasil quanto internacionalmente.