Notícias Nacionais

Revolução no Futebol: A novidade que os goleiros precisarão seguir imediatamente

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

Mudanças no Regulamento do Futebol: IFAB Aprova Novas Regras

A International Football Association Board (IFAB) realizou sua 139ª Assembleia Geral Anual, em Belfast, no Reino Unido, e a reunião trouxe diversas mudanças significativas ao regulamento do futebol. Entre as principais alterações está o aumento do tempo para goleiros reporem a bola, passando de seis para oito segundos antes que um tiro de canto seja concedido ao time adversário.

Decisões e Presenças na Assembleia

Presidida pela Associação Irlandesa de Futebol, a reunião contou com a presença de representantes da FIFA, da Federação Inglesa (FA), da Federação Escocesa, da Federação de Gales e da administração da IFAB. Testes recentes demonstraram um impacto positivo, resultando na decisão unânime de modificar a Lei 12.2.

“A emenda significa que, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos (com o árbitro utilizando uma contagem regressiva visual de cinco segundos), será concedido um tiro de canto ao time adversário, em vez do atual tiro livre indireto após seis segundos”, explicou o comunicado oficial da IFAB.

Outras Mudanças no Regulamento

Além da nova regra para os goleiros, outras alterações foram aprovadas e entram em vigor a partir de 1º de julho de 2025:

As novas regras serão implementadas em 1º de julho de 2025, com o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, a partir de 14 de junho, sendo o primeiro torneio a aplicá-las.

Inovações Tecnológicas no Futebol

A IFAB também avaliou positivamente o uso de câmeras corporais por árbitros, inicialmente em jogos de base na Inglaterra. A FIFA planeja expandir essa tecnologia para o Mundial de Clubes, visando maior transparência nas decisões em campo.

Testes de Novas Abordagens

A entidade está testando novas abordagens para a regra do impedimento, com o objetivo de estimular o futebol ofensivo e ampliar as chances de gol. Experimentos serão conduzidos em competições futuras para avaliar possíveis ajustes.

Além disso, a FIFA está expandindo sua campanha de conscientização sobre concussões cerebrais, “Sospecha y Protege” (“Suspeite e Proteja”), para capacitar mais federações a lidar com casos de traumatismo craniano durante as partidas.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/esportes/2025/03/01/mudanca-historica-no-futebol-a-nova-regra-que-os-goleiros-terao-que-cumprir-a-partir-de-agora/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile