Michelle Bolsonaro Representa Jair Bolsonaro em Jantar de Gala em Washington
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve presente em um jantar de gala em Washington no último domingo (19), representando seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele não pôde comparecer ao evento, pois a Justiça brasileira reteve seu passaporte. O jantar foi realizado no National Building Museum, na capital dos Estados Unidos.
Durante o evento, Michelle realizou uma videochamada com Bolsonaro, um momento que foi registrado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e compartilhado nas redes sociais.
No vídeo, Bolsonaro aparece sorridente enquanto conversa com Michelle. O ambiente, iluminado por velas e reservado para convidados de Donald Trump, também é mostrado. Na legenda da publicação, Eduardo escreveu: “Essa maldade vai acabar, podem anotar”, referindo-se à decisão judicial que impediu a viagem do ex-presidente.
Presença de Políticos Brasileiros no Evento
Além de Michelle, cerca de 30 deputados e senadores brasileiros participaram do evento. Eles também devem comparecer à posse de Trump, agendada para esta segunda-feira (20). Entre os presentes estavam aliados próximos de Bolsonaro, como os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO), o futuro líder da bancada do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e os senadores Jorge Seif (PL-SC) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Steve Bannon Critica Impedimento de Bolsonaro
Em um almoço no mesmo dia com aliados, o estrategista político e ex-assessor de Donald Trump, Steve Bannon, criticou a proibição de Bolsonaro de viajar aos EUA. “O Brasil comunista e marxista segurou o seu passaporte”, afirmou Bannon. Durante seu discurso, ele homenageou a comitiva bolsonarista e fez uma declaração de destaque: “Essa é uma das pessoas mais importantes no nosso movimento pela soberania ao redor do mundo. E acho que um dia, e num futuro não tão distante, (será) o presidente do Brasil”, disse ao convidar Eduardo Bolsonaro ao palco.
Eduardo, por sua vez, atribuiu a inelegibilidade do pai ao encontro com embaixadores durante o período eleitoral e expressou otimismo: “Espero que, assim como os Estados Unidos reconduziram Trump à Casa Branca, o Brasil reeleja Bolsonaro em 2026.”
Impedimento de Viagem e Reação de Bolsonaro
Bolsonaro havia recebido um convite para a posse de Trump, mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou a devolução de seu passaporte como medida cautelar no âmbito de investigações contra o ex-presidente. Moraes justificou a decisão citando o risco de Bolsonaro não retornar ao Brasil.
Impedido de viajar, Bolsonaro publicou uma foto de Michelle e Eduardo em Washington, acompanhada da frase “grande dia”, expressão que costuma utilizar em suas redes sociais.
> Ver essa foto no Instagram
>
> Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)