Notícias Nacionais

Templo na rua do Ouvidor celebrará o Santo Padroeiro do Rio neste domingo

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

Celebração de São Sebastião na Rua do Ouvidor: Tradição e Fé

A véspera do Dia de São Sebastião, santo militar e padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, não passou despercebida na Rua do Ouvidor. Historicamente, feriados não celebrados têm trazido consequências indesejáveis para a cidade. Desta forma, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores decidiu antecipar a comemoração com uma celebração solene.

História e Tradição da Igrejinha dos Mercadores

Em 1743, a Igrejinha dos Mercadores foi erguida na Rua do Ouvidor, próxima à Rua do Arco do Teles, para homenagear a padroeira dos comerciantes cariocas. Este ano, eles prepararam uma grande festa para o guerreiro Sebastião, com a participação do tradicional Coral Astorga. Este coral se apresenta todos os fins de semana, acompanhando as celebrações eucarísticas na igreja, que é um dos raros templos do Rio de Janeiro com formato elíptico e estilo barroco com detalhes em rococó.

Durante a cerimônia, o Coral entoará o histórico Hino a São Sebastião, uma linda marcha. A capelinha é um verdadeiro deleite para os olhos, estando sempre decorada com cortinas de renda, panos bordados e diversos objetos do século XVIII. Há ainda uma exposição museológica no átrio, que inclui a famosa imagem atingida por uma bala de canhão em 1893, além de painéis narrando a história da irmandade.

Celebrações Solenes e a Presença de Autoridades

A celebração eucarística solene será realizada em latim, acompanhada pelo Coral e Orquestra, como tem sido desde a reabertura da igreja em junho passado. Este evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do Cardeal Dom Orani Tempesta. A cerimônia em honra a São Sebastião acontecerá ao meio-dia deste domingo (19-01), contando com a imagem do santo do século XIX, adornada com pedrarias. O comando ficará a cargo do Padre Victor Hugo Nascimento, conhecido por suas homilias eloquentes.

A igrejinha, com 147 lugares, tem sempre lotado suas celebrações aos finais de semana, realizadas ao meio-dia. As missas, em latim, utilizam incenso e objetos sacros de época, muito apreciados pelos amantes da história. A igreja também oferece um missal eletrônico em latim-português para acompanhamento das celebrações.

Popularidade e Influência nas Redes Sociais

O interior da igreja tem atraído fotógrafos e influencers de todo o mundo, com a página no Instagram @igrejalapadosmercadores já contando com mais de 48 mil seguidores, ficando atrás apenas do Santuário do Cristo Redentor em termos de seguidores católicos no Rio de Janeiro. Após a missa, os fiéis podem desfrutar de uma refeição nos restaurantes ao redor, como o Bar da Dora e o Cais do Oriente, que oferecem pratos típicos da culinária carioca.

Patrimônio Histórico e Cultural

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja foi reaberta graças ao empresário Cláudio André Castro. Com a missão de revitalizar a igreja, a arquidiocese o nomeou provedor da irmandade. Após ficar fechada por quatro anos, a igreja retomou as celebrações solenes, paralisadas durante a pandemia. A administração da igreja preserva uma bala de canhão de 1893, que atingiu sua torre, além de outras relíquias históricas.

As visitas turísticas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Aqueles que desejam conhecer a sacristia e o átrio de Nossa Senhora da Fé podem visitá-la nos dias úteis, sábados e domingos, em horários específicos. As missas, sempre ao meio-dia, não permitem visitação.

Trezena de São Sebastião e Procissão

A Trezena de São Sebastião, promovida pela Arquidiocese do Rio no ano Jubilar ‘Peregrinos da Esperança’, foi um sucesso e culminará com a procissão no feriado. Dom Orani participou de várias paróquias, acompanhando a imagem peregrina do santo mártir.

Igreja dos Mercadores

Igreja dos Mercadores
Rua do Ouvidor, 35
@igrejalapadosmercadores

Fonte: https://diariodorio.com/igreja-na-rua-do-ouvidor-vai-comemorar-santo-padroeiro-do-rio-neste-domingo/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile