Porto Itapoá ganha destaque em classificação ambiental segundo Antaq

Porto Itapoá: Destaque em Práticas Sustentáveis

O Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, conquistou mais um reconhecimento por suas práticas sustentáveis. De acordo com o relatório do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) 2023, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o porto se destacou por seu compromisso ambiental.

Relatório de Desempenho Excepcional

O relatório técnico da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), divulgado recentemente, ressaltou o “desempenho excepcional” do Porto Itapoá, com uma pontuação de 98,33. Tal reconhecimento reafirma a posição do porto como um dos líderes em sustentabilidade no Brasil.

Porto de Itapoá
Porto de Itapoá em Santa Catarina.

Reconhecimento Anterior

O Porto Itapoá já tinha sido premiado com o Prêmio Via Viva do Ministério da Infraestrutura, sendo considerado o porto privado mais sustentável do país. O IDA é reconhecido no setor por ser composto por 38 indicadores que avaliam conformidades legais e boas práticas em áreas como gestão ambiental, saúde e segurança das operações.

Compromisso com a Sustentabilidade

“Nossa atuação socioambiental faz parte da estratégia do Terminal desde o início de nossas operações e os resultados apontados no relatório da ATP vão ao encontro do que entendemos ser o modelo de desenvolvimento do setor portuário no País”, afirmou Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.

Sobre o IDA e a ATP

Instituído pela Resolução Antaq nº 2.650/2012, o IDA é um importante instrumento para monitorar e controlar a gestão ambiental em instalações portuárias. Segundo a Antaq, o índice visa facilitar o entendimento do público e dos tomadores de decisão sobre as questões ambientais no setor portuário.

Fundada em outubro de 2013, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses do segmento portuário privado no Brasil e trabalha pela modernização dos portos nacionais. Atualmente, a associação reúne 35 grandes empresas e 69 terminais privados, responsáveis por movimentar 60% da carga portuária do país e gerar cerca de 47 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: https://agencianossa.com/2024/12/23/porto-itapoa-se-destaca-em-ranking-ambiental/