Queda nas exportações de suco de laranja, porém receita atinge recorde histórico

Exportações de Suco de Laranja do Brasil: Queda no Volume, Aumento na Receita

As exportações de suco de laranja do Brasil para a safra de 2024/25 registraram uma redução no volume exportado, mas a receita teve um crescimento significativo. Entre julho e dezembro, o país enviou ao exterior 448,5 mil toneladas, o que representa uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o menor volume desde 1997, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Por outro lado, a receita alcançou um recorde de US$ 1,96 bilhão, um aumento de 37% em comparação ao ano anterior. Esse cenário é resultado da menor oferta de frutas e estoques limitados de suco no Brasil, o que tem gerado preocupações entre produtores e exportadores.

A redução nas exportações é atribuída à menor disponibilidade de frutas e aos estoques reduzidos de suco no mercado interno. Apesar dessas dificuldades, o aumento na receita é consequência das altas cotações internacionais do suco de laranja, o que tem beneficiado os exportadores brasileiros em termos de valor, mesmo com a queda no volume de vendas.

A CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) destacou que os primeiros seis meses de 2025 podem apresentar desafios ainda maiores devido à entressafra paulista, que deverá restringir a disponibilidade de suco para exportação.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-economia/exportacoes-de-suco-de-laranja-caem-mas-receita-bate-recorde/