Capixaba busca segundo título de olho na manutenção na seleção

Gabriel Oliveira Enfrenta Desafios em Nova Temporada de Taekwondo

Campeão de tudo em 2024, o jovem lutador capixaba Gabriel Oliveira, de apenas 14 anos, inicia a temporada de 2025 com um grande desafio: garantir sua vaga de titular na seleção brasileira de taekwondo em uma categoria superior.

Objetivo no Grand Slam

A primeira meta do capixaba é se destacar no Grand Slam, que ocorrerá de 20 a 23 de fevereiro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ). Este é o evento mais crucial do ano para Gabriel, pois define os titulares da seleção brasileira em cada categoria.

Mudança de Categoria

Em 2024, Gabriel foi o grande destaque nacional na categoria cadete, sagrando-se campeão em todas as principais competições, como o Grand Slam, o Supercampeonato Brasileiro, a Copa Brasil e o Rio Open Internacional.

Ele encerrou o ano como titular da seleção brasileira cadete e realizou sua primeira competição internacional no Pan-Americano no México, alcançando a quinta posição.

“Fui campeão de tudo em 2024. Essas conquistas provaram que meu trabalho tá funcionando, que cada treino duro tá funcionando. A meta de 2025 é ir pra cima, trabalhando duro sempre. Começar o ano na seleção brasileira e se manter nela numa categoria diferente é algo que poucas pessoas conseguem e seria incrível”, relata Gabriel.

Enfrentando Desafios na Nova Categoria

Para 2025, o primeiro desafio será competir na categoria juvenil, enfrentando atletas até dois anos mais velhos.

“O Gabriel vai ter que evoluir para se adaptar à nova categoria, contra adversários maiores, mais fortes e mais experientes também. Tem que se adaptar a novos desafios da categoria e ir crescendo para chegar à categoria adulto continuando brigando por vagas na seleção brasileira. A primeira meta é ter um bom ano competitivo, mantendo o mesmo ritmo durante o ano todo”, enfatiza o treinador Bryan Lopes de Souza.

O treinador acredita que a adaptação de Gabriel será rápida devido ao seu nível técnico já desenvolvido.

“O Gabriel, pra idade dele, tem um bom padrão técnico, boa força, boa velocidade. Eu digo que ele já se compara a um atleta da categoria adulto. Ele fica um pouco atrás na questão de força e experiência, mas de resto ele já tem nível de um atleta adulto”.

O preparador físico, Mauro Guerra Júnior, destaca a habilidade de Gabriel em gerar potência e velocidade em relação aos adversários. “Nosso trabalho vai ser focado em deixá-lo mais rápido, mais potente e veloz pra ele conseguir manter a performance que ele teve no ano passado. Vamos desenvolver a potência muscular dele, fazendo o ajuste de massa corporal”.

Benefícios de Ser Titular na Seleção Brasileira

Estudante da Escola São Geraldo, em Cariacica, e atleta do programa Bolsa Atleta de Cariacica, Gabriel poderá ter suas despesas de viagem cobertas pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) se mantiver sua posição de titular na seleção.

O lutador da Associação Cariaciquense de Esportes (Aces) passou as semanas recentes em uma fase final de treinamentos, incluindo um período com um mestre internacional em Minas Gerais. Agora, ele se sente preparado para o Grand Slam.

“A diferença de idade é o maior desafio. Eu tô entrando nela e tem alguns saindo, vou pegar atletas com mais força, maiores. Mas eu tô treinando pra isso e não vai ser um problema. Quero evoluir nas minhas técnicas, conseguir um arsenal maior de golpes e treinar pra conseguir competir em competições nacionais, com atletas de alto nível, pra bater de frente com eles”.

Mesmo jovem, Gabriel já tem objetivos claros no taekwondo: “Meu sonho é ser campeão olímpico e ser campeão mundial. Quero trazer a medalha de ouro para o Brasil e ser o primeiro capixaba a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada”.

Fonte: https://aquinoticias.com/2025/02/capixaba-vai-em-busca-de-bicampeonato-visando-permanencia-na-selecao/