Pela primeira vez, o projeto musical lusófono ‘Meu Bairro, Minha Língua’ chega ao Rio

Projeto “Meu Bairro, Minha Língua” Chega ao Rio de Janeiro com Caravana Musical

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o inovador projeto “Meu Bairro, Minha Língua” apresenta a Caravana na Errejota, trazendo uma proposta musical inédita. De 25 de janeiro a 16 de fevereiro, Vinicius Terra & Banda irão realizar quatro apresentações gratuitas em diversos espaços culturais da cidade, promovendo a valorização das raízes culturais e a riqueza da língua portuguesa.

Apresentações Musicais e Releituras de Clássicos Brasileiros

O repertório inclui músicas autorais e novas versões de clássicos que combinam estilos como boombap, afrobeat, trap, samba, fado e bossa nova, destacando as múltiplas influências que formam o Brasil. Com participações especiais e batalhas de rima, o evento já passou por grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília e Belém do Pará, tornando-se um ponto de encontro para artistas lusófonos.

Estreia na Cidade Maravilhosa

Iniciando sua jornada no próximo sábado (25) no Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa, a partir das 19h, a caravana do “Meu Bairro, Minha Língua” contará com participações de cantoras como Luciane Dom e Bela Ciavatta. A programação continua no dia 1° de fevereiro na Tijuca e segue para Bangu no dia 07 do mesmo mês. Nesta etapa, a Batalha Terra do Rap, com rodas de MCs de diversas regiões do Rio, ocorrerá, oferecendo como prêmio uma viagem de intercâmbio para acompanhar a turnê em Portugal de “Vinicius Terra & Banda”. O vencedor será revelado no dia 16 de fevereiro durante o Festival Terra do Rap, na Pavuna, unindo os dois eventos.

Origem e Impacto do Projeto

Idealizado por Vinicius Terra, artista e ativista cultural da Pavuna, o projeto nasceu do sucesso da canção homônima, em colaboração com Elza Soares, Linn da Quebrada e os artistas portugueses Dino D’Santiago e Sara Correia. Lançada com videoclipe em 2021, a música integra o acervo do Museu da Língua Portuguesa, transmitindo uma poderosa expressão de identidade e conexão linguística. O projeto também se transformou em uma série, com depoimentos de artistas em seis episódios, disponível no Globoplay. Uma segunda temporada está sendo gravada durante a caravana no Rio de Janeiro.

Meu Bairro, Minha Língua é uma jornada de redescoberta das influências musicais que moldaram a cidade do Rio de Janeiro, explorando assim os encontros e desencontros históricos e culturais trazidos pela diáspora africana e pela música que atravessa o Oceano Atlântico. Eu tenho muito orgulho deste trabalho, que mistura música, clipe e documentário, e tem como objetivo resgatar raízes e estudar o futuro da língua portuguesa, tendo os bairros periféricos como foco das diferentes manifestações culturais. Queremos mostrar que a língua é nossa, das ruas, e por isso ela está viva!”, declara o idealizador Vinicius Terra.

Serviço

“Meu Bairro, Minha Língua” – #CaravanaErrejota

Vinicius Terra & Banda + rodas culturais locais + participações especiais

  • Data: 25/01 (sábado), 19h – Parque das Ruínas / Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa
  • Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
  • Data: 01/02 (sábado), 17h – Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca
  • Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca
  • Data: 07/02 (sexta), 19h – Arena Carioca Hermeto Paschoal, em Bangu
  • Endereço: Praça 1º de maio s/nº – Bangu
  • Data: 16/02 (domingo), 14h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna
  • Endereço: Praça Enio s/n – Pavuna

Fonte: https://diariodorio.com/rio-recebe-pela-primeira-vez-o-projeto-musical-lusofono-meu-bairro-minha-lingua/