Descubra de que maneira a terceira pista da Imigrantes beneficiará o fluxo de caminhões

Projeto da Terceira Pista da Imigrantes: Expansão e Modernização

O projeto de construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, anunciado pelo Governo de São Paulo em 10 de janeiro, permitirá que caminhões trafeguem em direção ao litoral, algo atualmente restrito à Via Anchieta. As características geométricas da nova estrutura, que conecta o Planalto à Baixada Santista, serão distintas das da pista sul da Anchieta, com rampas e declividades mais suaves – em média, 4% – e raios de curvatura horizontal maiores.

Essas especificações favorecem a circulação de veículos pesados, incluindo caminhões e ônibus. A pista contará com duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser convertido em faixa de tráfego.

“A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”, diz o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Importância do Sistema Anchieta-Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes é crucial para o transporte no estado, especialmente para o Porto de Santos. Com a introdução da nova pista, o acesso às Margens Direita e Esquerda do porto será mais eficiente.

O projeto prevê uma ampliação de cerca de 145% na capacidade para descida de veículos pesados, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A nova pista terá 21,5 km de extensão no trecho de serra, incluindo 17 km de túneis e 4 km de viadutos. Um dos túneis se estenderá por aproximadamente 6 km, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil.

Túneis: 80% do Traçado

Cerca de 80% do novo traçado será em túneis, reduzindo o impacto ambiental da obra. Os estudos visam maximizar o uso de caminhos de serviço existentes para minimizar a supressão de áreas vegetais. Para cada novo túnel, dependendo da extensão, haverá um túnel paralelo de emergência, atendendo às mais modernas normas de combate a incêndio.

A nova pista começará no km 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), permitindo acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão ocorrerá no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.

Impacto e Futuro

A administração paulista acredita que o projeto atenderá a demanda atual de tráfego, aumentando a capacidade total em 25%, e se prepara para futuros aumentos de fluxo.

“Com a nova 3ª pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

A concessionária está atualmente desenvolvendo o projeto funcional da nova pista. Em seguida, os projetos básico e executivo serão elaborados, detalhando diretrizes, técnicas de construção, prazo de execução e custo total da obra.

Paralelamente, todo o processo de licenciamento ambiental está em andamento, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

Com informações do Governo de SP.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-infra/entenda-como-3a-pista-da-imigrantes-favorecera-trafego-de-caminhoes/