Notícias Nacionais

Jovens do Emprega JUV e Pacto pela Juventude promovem ação ecológica em Ipanema

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

Conscientização Ambiental na Praia de Ipanema

Na manhã de sexta-feira, dia 17, jovens dos projetos Pacto pela Juventude e Emprega JUV, da Secretaria de Juventude do Rio de Janeiro, estiveram na Praia de Ipanema, próximo ao Posto 8, para promover uma ação de conscientização ambiental entre os frequentadores do local.

Participação dos Jovens na Sustentabilidade

O grupo, composto por 100 jovens com idades entre 15 e 29 anos, residentes das comunidades Fallet-Fogueteiro e Nova Brasília (Complexo do Alemão), abordou a responsabilidade de cada cidadão em preservar a orla limpa e sustentável.

A secretária de Juventude do Rio, Gabriella Rodrigues, enfatizou o papel fundamental da juventude na construção de um futuro sustentável, destacando a necessidade de mudar a mentalidade em relação ao cuidado com os espaços públicos.

“Todos os programas da nossa Secretaria buscam reforçar a cidadania do nosso jovem. E para que eles se empoderem também do poder de transformação que eles têm na sociedade. Eles aprenderam, em sala de aula, muito sobre o impacto da sustentabilidade nas nossas vidas e como isso é importante para a gente ter uma cidade que evolua e seja boa para se viver. E agora, aqui na praia, eles trazem uma conscientização ambiental para outras pessoas: banhistas, turistas, pessoas que vêm praticar esportes. Para que elas percebam que a gente como cidadão também tem o papel de cuidar do espaço público”, disse a titular da pasta.

Ação de Limpeza e Conscientização

Durante a atividade, os participantes recolheram materiais descartados incorretamente na areia, depositando-os em lixeiras da Comlurb. A secretaria forneceu materiais de limpeza, proteção, além de lanches e água aos jovens, que foram acompanhados por tutores dos projetos.

Mariana Sampaio, de 24 anos, destacou a importância de expandir ações para preservar o ecossistema das praias:

“Lixo, garrafa, caco de vidro. Tudo isso pode nos machucar em uma simples visita à praia. Recolher o lixo é muito simples e a gente precisa começar também a pensar no nosso futuro. Uma garrafa pet, por exemplo, leva 400 anos para se desfazer no meio ambiente. A gente tem que pensar e agir agora para termos um futuro melhor”, disse a jovem.

Comlurb e o Programa Praia Limpa

A Comlurb realiza a limpeza dos 56 quilômetros de praias do Rio, abrangendo areia, calçadões e ciclovias, em até três turnos. Durante o verão, o programa Praia Limpa intensifica suas atividades com equipes reforçadas, novos equipamentos e conscientização com o grupo Chegando de Surpresa.

Mais de 500 garis trabalham nos fins de semana, apoiados por tratores de praia, mini máquinas saneadoras e pipas d’água para limpeza dos calçadões e ciclovias. Adicionalmente, mais de 5 mil contêineres são estrategicamente colocados nas praias, vias de acesso e passagens, incluindo contêineres de grande capacidade para descarte de cocos.

Ainda assim, a companhia ressalta que sem a colaboração dos banhistas, manter as praias limpas é impossível.

Fonte: https://diariodorio.com/jovens-do-pacto-pela-juventude-e-emprega-juv-realizam-acao-ambiental-em-ipanema/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile