Petrobras Revela Descoberta de Petróleo e Inicia Produção no Campo de Búzios

.para-ocultar {
display: none;
}

Descoberta de Nova Acumulação de Petróleo no Campo de Búzios pela Petrobras

A Petrobras fez um anúncio significativo na última sexta-feira (14), revelando a identificação de uma nova acumulação de petróleo na zona inferior ao reservatório principal do campo de Búzios, situado no pré-sal da Bacia de Santos. Esta descoberta foi realizada através de testes a uma profundidade de 5.600 metros.

Detalhes da Inspeção

De acordo com a estatal, a inspeção utilizou perfis elétricos gerados por uma sonda em uma nova perfuração. Isso possibilitou a análise das características geológicas e hidrológicas do local. O material coletado será submetido a exames laboratoriais para uma melhor caracterização dos reservatórios de petróleo.

O poço está localizado a 189 km da costa do Rio de Janeiro, em uma área com profundidade d’água de 1.940 metros. A confirmação da presença de petróleo reforça o potencial produtivo do pré-sal no campo de Búzios, que se destaca como uma das áreas mais promissoras para exploração de hidrocarbonetos no Brasil.

Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios

O Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, liderado pela Petrobras (88,98%) e composto pelas empresas chinesas CNOOC (7,34%) e CNPC (3,67%), com gestão da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.), continuará analisando os resultados para definir os próximos passos das atividades na região.

Produção no Campo de Búzios

Simultaneamente, a Petrobras informou que o FPSO Almirante Tamandaré (Búzios 7) deu início à sua produção no campo de Búzios. Esta unidade é a primeira de alta capacidade instalada no campo, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. Este é o sexto sistema de produção de Búzios, contribuindo para que o campo alcance a meta de produção de 1 milhão de barris de óleo por dia até o segundo semestre de 2025.

“A capacidade média das plataformas no mundo fica em torno de 150 mil barris diários de óleo e compressão de 10 milhões de m³ de gás. Com o Almirante Tamandaré, estamos alcançando um outro patamar de produtividade, que só é possível em campos como o de Búzios. Além da alta capacidade, agregamos configurações que possibilitam mais eficiência e tecnologias de descarbonização”, declarou Renata Baruzzi, diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras.

Espera-se que em breve o campo de Búzios se torne o maior campo de produção da Petrobras.

“É altamente produtivo, com reservas substanciais de petróleo leve. Até 2030, nossa expectativa é de superar o marco de 1,5 milhões de barris de produção por dia”,

explicou Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras.

Tecnologias de Descarbonização

A unidade foi afretada junto à SBM Offshore e incorpora tecnologias de descarbonização, como o flare fechado, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, há tecnologias para aproveitamento de calor, que diminuem a demanda de energia adicional para a unidade.

O consórcio de Búzios é composto pela Petrobras (operadora) e as empresas parceiras chinesas CNOOC, CNODC e a PPSA, responsável pela gestão dos contratos de partilha da produção.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/negocios/2025/02/15/petrobras-anuncia-nova-descoberta-de-petroleo-e-inicio-de-producao-no-campo-de-buzios/