Retorno de Imigrantes dos EUA ao México Gera Protestos
Na última quinta-feira (23), dezenas de imigrantes foram deportados dos Estados Unidos para o México, especificamente para a cidade fronteiriça de Ciudad Juarez. Lá, foram recebidos por ativistas disfarçados de anjos que exigiam proteção para os imigrantes.
“Há muita ‘migra’ (referindo-se a: autoridades migratórias) e todos estão sendo pegos”, declarou o deportado mexicano Sebastian ao retornar ao seu país de origem.
Política de Imigração de Trump
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu deportações em massa durante sua campanha, classificou a imigração ilegal como uma emergência nacional. Ele também encarregou o exército americano de reforçar a segurança em seu primeiro dia no cargo.
Além disso, Trump implementou uma proibição mais ampla de pedidos de asilo.
Protesto na Ponte Fronteiriça
Na ponte da fronteira, jovens vestidos de anjos, integrantes do coletivo Angels Messengers, usavam túnicas e pintura facial branca e prata, segurando cartazes com mensagens como “Imigrantes em perigo, o crime organizado espreita e perpetra violência no México” para demonstrar apoio aos deportados.
“Nosso convite e nossa exortação ao presidente Trump é respeitar os espaços sagrados de Deus”, afirmou Carlos Mayorga, diretor do coletivo Messenger Angels. “Os imigrantes que vêm às nossas igrejas cristãs em território dos Estados Unidos precisam ser respeitados.”
Alterações nas Diretrizes de Imigração
A administração de Trump revogou as diretrizes do ex-presidente democrata, Joe Biden, que limitavam as prisões de imigrantes em locais como escolas, igrejas e outros locais sensíveis.
Trump também ampliou o poder dos oficiais de imigração para deportar imigrantes que não conseguem provar que estão nos EUA há mais de dois anos.