Operação Hammare: Polícia Federal Desarticula Organização Criminosa
A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) iniciaram na manhã desta segunda-feira (24) a Operação Hammare. O principal objetivo é desmantelar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro. Baseada em São Paulo, a quadrilha operava em diversos estados do Brasil.
Ação Coordenada
A operação mobilizou 110 policiais federais e 100 agentes da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo. Os agentes estão cumprindo 17 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Além disso, a 1ª Vara Judicial Criminal da Comarca de Cajamar (SP) ordenou o sequestro de bens e valores associados à organização, totalizando R$ 70 milhões.
Investigação e Descobertas
As investigações começaram em 2023, após o roubo de um caminhão em Cajamar (SP). A partir daí, descobriu-se um esquema criminoso dividido em três grupos principais: um especializado em roubo, outro em desmanche e um terceiro em receptação. A quadrilha utilizava empresas de peças e manutenção de veículos para vender caminhões, motores e componentes roubados, chegando a solicitar crimes específicos conforme a demanda por modelos de veículos.
Estilo de Vida Luxuoso
Os líderes do grupo desfrutavam de um estilo de vida luxuoso, adquirindo carros esportivos, lanchas, motos aquáticas e propriedades de alto padrão. Eles também eram presenças constantes em camarotes vips em eventos e shows.
Antecedentes da Operação
O desmantelamento do grupo de roubo começou com as Operações Aboiz (2023) e Cacaria (2024), que resultaram na captura de parte dos envolvidos. O material confiscado nessas operações, junto com a análise de dados financeiros e bancários, ajudou na identificação completa dos membros da quadrilha, incluindo seus financiadores.
Impacto da Operação Hammare
A Operação Hammare representa mais um passo significativo na luta contra o crime organizado, com o objetivo de encerrar as atividades da quadrilha, que entre 2021 e 2024, foi responsável por pelo menos 50 roubos de cargas em várias partes do Brasil.
Leia mais sobre esta operação em fontes confiáveis e mantenha-se informado sobre os desdobramentos deste caso.