Polêmica Envolvendo Eduardo Bolsonaro e o Veto a Jair Bolsonaro
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou-se nesta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, sobre a polêmica envolvendo a proibição de viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. O motivo seria a posse do presidente eleito, Donald Trump, do Partido Republicano.
Decisão Judicial Controversial
Em um vídeo gravado em inglês, o deputado criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que recusou a liberação do passaporte de Jair Bolsonaro. Segundo Eduardo, a decisão tem conotação política, já que o documento do ex-presidente está retido desde fevereiro de 2024 por causa de uma investigação sobre uma possível tentativa de golpe.
Alertas Grátis do Poder360
Concordo com os termos da LGPD.
Declaração de Eduardo Bolsonaro
“A proibição de Jair Bolsonaro à posse de Donald Trump não é apenas uma decisão injusta contra ele, mas também uma séria interferência do Judiciário na política brasileira”, declarou Eduardo.
Assista (3min31s):
Eduardo ainda afirmou que a proibição visa beneficiar o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e enfraquecer a oposição “de uma forma que é inaceitável em uma democracia”.
“Essa proibição não protege a aplicação da lei nem serve ao interesse público. Pelo contrário, expõe o uso do Poder Judiciário como uma ferramenta para sufocar oponentes políticos e silenciar aqueles que se atrevem a questionar o regime autoritário que está sendo criado no Brasil”, declarou.
Possíveis Ações Futuras
O deputado prometeu denunciar internacionalmente todas as decisões desfavoráveis ao seu pai, Jair Bolsonaro.
“Vamos apelar desta decisão e denunciar cada ato de perseguição à comunidade internacional cada decisão arbitrária que impede o presidente Bolsonaro de atuar como líder da oposição”, afirmou.