Marcelo Santos Decide Não Concorre à Reeleição Estadual
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (Pode), revelou que não buscará reeleição como deputado estadual. Em vez disso, ele está considerando uma candidatura federal. “Agora tenho que discutir com o povo, que é quem de fato vai dizer ou não se me quer em Brasília”, afirmou. Este anúncio ocorreu após a sessão de instalação da Sessão Legislativa 2025-2027, na tarde desta terça-feira (4).
Compromisso com Renato Casagrande
Marcelo Santos também destacou seu compromisso com o governador Renato Casagrande (PSB), que possivelmente deixará o cargo no início do próximo ano para disputar uma vaga no Senado. Com a saída de Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) assumirá o Executivo, e Santos declarou seu apoio, caso Ferraço decida se candidatar ao governo do Estado.
Respeito entre os Poderes
Os discursos de Renato Casagrande, Ricardo Ferraço e Marcelo Santos foram alinhados, enfatizando a importância de os Poderes constituídos trabalharem em prol do bem comum, mesmo diante de divergências. “Nós contratamos a estabilidade política por mais dois anos. Com ela, teremos tempo para enfrentar os problemas reais do povo capixaba. As brigas políticas fazem com que o tempo seja administrado para aquilo que não é interesse da população capixaba”, disse Casagrande.
Alterações no Executivo
Enquanto as eleições não chegam, o governo passa por mudanças. No final da tarde, Casagrande anunciou que o ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (MDB), assumirá a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce. “Agradeço a Ricardo Iannotti pelo papel fundamental na construção do acordo de Mariana. Ele seguirá contribuindo com nosso governo, na secretaria”, escreveu Casagrande nas redes sociais. Mais cedo, ele confirmou que o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), será o novo Secretário de Estado de Turismo, substituindo Philipe Lemos.