Lula descreve como ‘cena grotesca’ o confronto entre Trump e Zelensky na Casa Branca

Confronto entre Trump e Zelensky na Casa Branca

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou neste sábado (1°) o confronto que ocorreu na sexta-feira (28) entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. O encontro, realizado no Salão Oval da Casa Branca, terminou abruptamente após um acalorado bate-boca, levando Trump a cancelar a reunião.

“Não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. Eu, sinceramente, acho que há uma parcela da sociedade que vive do desrespeito aos outros. Não é possível falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano”, declarou Lula.

Implicações para a União Europeia

O presidente brasileiro também comentou sobre as possíveis consequências do confronto, sugerindo que a União Europeia pode ser afetada. “Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso, e acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky. É bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, pela manutenção da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo. Quando, na verdade, não é problema de nenhum país. É um problema de responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir guerra”, afirmou.

Reunião conturbada na Casa Branca

O incidente ocorreu durante uma reunião onde Zelensky buscava garantias de segurança dos Estados Unidos para a Ucrânia, em troca de um potencial acordo sobre minerais raros. No entanto, o tom da conversa rapidamente se intensificou.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, iniciou a reprimenda ao líder ucraniano, dizendo: “Senhor presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval para tentar discutir isso diante da mídia americana.”

Zelensky tentou responder, mas foi interrompido por Trump, que aumentou o tom da discussão. “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas”, disparou o presidente americano.

“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial, e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria ter apoiado”, completou Trump, antes de cancelar o encontro.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/politica/2025/03/01/lula-chama-de-cena-grotesca-briga-entre-trump-e-zelensky-na-casa-branca/