“Se Motta ganhar por um voto a mais, ficarei orgulhoso”, afirma Lira

Presidente da Câmara, Arthur Lira, Expõe Orgulho por Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou neste sábado (1º de fevereiro de 2025) que se sentirá extremamente “grato e orgulhoso” caso seu candidato oficial, Hugo Motta (Republicanos-PB), seja eleito com mais votos do que ele.

“Sempre fui muito grato e orgulhoso de ter sido o deputado mais votado da Câmara. Se o Hugo Motta tiver um voto a mais que eu, ficarei muito orgulhoso”, afirmou Lira aos jornalistas.

Histórico de Votações

O deputado alagoano foi o líder mais votado da história da Câmara, recebendo 464 votos em 2023, com apoio de 20 partidos.

Hugo Motta tem o suporte de 18 partidos, que totalizam 495 dos 513 deputados. A eleição está agendada para as 16h. Outros candidatos incluem Marcel van Hattem (Novo-RS) e o pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), com chances de vitória consideradas remotas.

Imagem relacionada ao processo eleitoral da Câmara

Ao ser questionado pelo Poder360 sobre seu legado na Câmara, Lira destacou seu período como de “muita convergência, muito trabalho, muita articulação e muitas entregas”. Ele descreveu a Câmara como a Casa mais democrática da República e expressou o desejo de que continue assim.

Sobre um possível futuro em um ministério, Lira riu e comentou que “hoje não é dia de falar disso”.

Mesa Diretora da Câmara

Lira confirmou a formação da chapa favorita, já antecipada pelo Poder360. Além de Motta como presidente, a 1ª vice-presidência ficou com Altineu Côrtes (PL-RJ), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) assumiu a 2ª vice-presidência, e Carlos Veras (PT-PE) ficou com a 1ª secretaria.

A 2ª secretaria foi para Lula da Fonte (PP-PE), em representação ao partido de Lira. O PSD indicou Delegada Katarina (PSD-SE), a única mulher na Mesa Diretora, para a 3ª secretaria. O MDB apontou Sérgio Souza (MDB-PR) para a 4ª secretaria.

Os suplentes são Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Victor Linhalis (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP).

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/se-motta-tiver-1-voto-a-mais-que-eu-fico-orgulhoso-diz-lira/