Trump Confia que Putin Aceitará Oferta de Cessar-Fogo dos Estados Unidos

Trump Confiante em Acordo de Cessar-Fogo com a Rússia

Donald Trump afirmou neste domingo (16) que as negociações com a Rússia para avançar com o acordo de cessar-fogo na Ucrânia estão progredindo bem. Ele manifestou confiança de que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitará o acordo, com novidades já na segunda-feira.

“Eu acho que ele vai concordar. Realmente acredito nisso. Acho que o conheço bem o suficiente e ele vai aceitar”, disse Trump durante uma entrevista gravada, transmitida no programa Full Measure.

Se Putin não aceitar, Trump afirmou que isso será “uma má notícia para o mundo, pois muitas pessoas estão morrendo”.

Acordos de Cessação das Hostilidades

Trump lembrou que já existe um acordo de cessação das hostilidades com a Ucrânia e que Washington também está buscando fechar o mesmo acordo com a Rússia. “Vamos saber um pouco mais na segunda-feira, e, com sorte, será algo bom”, acrescentou o líder republicano.

Antes de iniciar seu segundo mandato em 20 de janeiro, Trump havia garantido que resolveria o conflito em suas primeiras 24 horas no poder. “Eu estava sendo um pouco sarcástico ao dizer isso. O que eu quero dizer é que eu gostaria de resolver isso, e acredito que terei sucesso”, afirmou.

Comentários do Conselheiro de Segurança Nacional

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz, declarou neste domingo, em entrevista ao Fox News, que Trump é o único presidente capaz de resolver o problema.

“Sabemos com quem estamos lidando de ambos os lados, e vamos fazer um trabalho diplomático que envolverá a estratégia do bastão e da cenoura, para garantir que ambas as partes se sentem à mesa, mas também para resolver isso de maneira permanente e duradoura”, explicou Waltz.

Reunião Diplomática em Moscou

Na quinta-feira, uma delegação americana liderada pelo representante dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, reuniu-se em Moscou com Putin para discutir a proposta de um cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia, acordo este ajustado nesta semana em Arábia Saudita entre Washington e Kiev.

Putin destacou que é favorável à trégua, mas alertou sobre problemas na aplicação e verificação do acordo. Ele sugeriu que seria desejável conversar por telefone com seu homólogo americano. Trump não quis revelar se essa conversa já ocorreu, mas afirmou que as negociações com Putin estão “indo bem”.

Por sua vez, Witkoff informou que os presidentes devem se reunir esta semana para discutir a situação atual da iniciativa dos EUA para alcançar um cessar-fogo na Ucrânia.

“Os dois presidentes terão boas e positivas conversas esta semana”, afirmou Witkoff à CNN. “E me parece algo muito benéfico. Acredito que isso demonstra um impulso positivo, uma vontade de ambos os países, e também da Ucrânia, de avançar em direção a uma paz duradoura.”

Witkoff também se mostrou convicto de que Putin “aceita a filosofia do presidente Trump” de buscar o fim da guerra e confiou que a esperada pausa nos combates poderá ocorrer dentro de algumas semanas.

Esforços Diplomáticos em Andamento

O enviado de Trump indicou ainda que a conversa entre os dois líderes será acompanhada por novas reuniões técnicas entre negociadores americanos, russos e ucranianos para tratar desse assunto, sem fornecer mais detalhes.

A administração americana propôs um cessar-fogo imediato de 30 dias. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que estava disposto a aceitar a proposta, mas Putin demonstrou reticências, alegando que o acordo ainda não aborda “as causas profundas do conflito”, uma expressão usada pelo Kremlin para se referir à influência da OTAN sobre a Ucrânia.

Zelensky acusou o Kremlin de não querer encerrar a guerra e alertou que Moscou quer primeiro “melhorar sua situação no campo de batalha” antes de concordar com o cessar-fogo.

Além disso, o presidente ucraniano afirmou que a Rússia “está fazendo todo o possível” para evitar o cessar-fogo. “Um cessar-fogo já poderia ter começado, mas a Rússia está fazendo todo o possível para evitá-lo”, garantiu Zelensky.

(Com informações da EFE)

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/mundo/2025/03/16/trump-acredita-que-putin-concordara-com-proposta-de-cessar-fogo-dos-eua/