Trump Assina Ordem Executiva para Criar Estoque Nacional de Criptomoedas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou uma ordem executiva com o objetivo de investigar a criação de um estoque nacional de criptomoedas. Além disso, busca estabelecer um plano para a política de ativos digitais, conforme informações fornecidas pela Casa Branca.
Anteriormente, Trump havia revelado intenções de transformar os Estados Unidos na “capital mundial das criptomoedas” e se tornar conhecido como o “presidente das criptos”.
Ordem Executiva para Fortalecer a Liderança em Tecnologia Financeira Digital
A ordem, denominada “Fortalecendo a Liderança Americana em Tecnologia Financeira Digital”, assinada na última quinta-feira, visa “promover a liderança dos Estados Unidos em ativos digitais e tecnologia financeira, ao mesmo tempo que protege a liberdade econômica”.
“O setor de ativos digitais desempenha um papel crucial na inovação e no desenvolvimento econômico dos Estados Unidos, bem como na liderança internacional de nossa nação”,
afirma o documento. O texto descreve a política de Trump para “apoiar o crescimento responsável e o uso de ativos digitais, tecnologia blockchain e tecnologias relacionadas em todos os setores da economia”.
Criação do Grupo de Trabalho sobre os Mercados de Ativos Digitais
Foi estabelecido um Grupo de Trabalho sobre os Mercados de Ativos Digitais, liderado por um Assessor Especial para Inteligência Artificial e Criptomoedas. Em dezembro, Trump designou o capitalista de risco David Sacks como seu “czar” de criptomoedas e inteligência artificial, que orientaria as políticas pertinentes. O investidor bilionário esteve presente no Salão Oval para a assinatura da ordem na quinta-feira.
Conforme relatado pela Reuters, o grupo atuará como um conselho consultivo. Espera-se que ofereça recomendações sobre políticas de ativos digitais, colabore com o Congresso em legislações relacionadas a criptomoedas e avalie a viabilidade de um estoque nacional de criptomoedas.
Ainda que conselhos consultivos presidenciais não sejam novidades, nunca houve um dedicado exclusivamente a criptomoedas, observou a agência.
Possível Estoque de Criptomoedas
O possível estoque de ativos digitais pode incluir criptomoedas legalmente confiscadas por autoridades federais, conforme mencionado na ordem executiva.
Nos últimos anos, órgãos de segurança, como o Departamento de Justiça, confiscaram bilhões de dólares em criptomoedas associadas a atividades criminosas, como cibercrime e tráfico de drogas. Anteriormente, essas criptomoedas apreendidas eram leiloadas pelo governo, com os lucros revertidos para o Tesouro.
“Se eu for eleito, será política da minha administração, dos Estados Unidos da América, manter 100% de todo o bitcoin que o governo dos EUA atualmente possui ou adquirir no futuro”,
disse Trump em julho, na Conferência de Bitcoin em Nashville, Tennessee.
A ordem também enfatiza o fortalecimento da soberania do dólar dos Estados Unidos, apoiando o crescimento de stablecoins legítimas lastreadas em dólar.
Trump, que anteriormente criticou as criptomoedas durante sua primeira administração, alterou sua postura na última campanha, atraindo grandes doações da indústria, destaca a CNBC.
A administração do ex-presidente Joe Biden adotou uma abordagem cautelosa em relação às criptomoedas, frequentemente reiterando a necessidade de regulamentações mais rigorosas para prevenir fraudes e lavagem de dinheiro. A Casa Branca de Biden apoiou medidas regulatórias, incluindo uma supervisão mais rigorosa pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC).