Notícias Nacionais

Trump Impõe Novas Taxas sobre Produtos da União Europeia

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

Trump Confirma Tarifas sobre Produtos da União Europeia e Energia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que irá impor tarifas sobre produtos da União Europeia (UE). No entanto, ele não detalhou quais bens serão afetados nem quando as medidas começarão a valer. Além disso, a partir de 18 de fevereiro, Trump estabeleceu tarifas para a importação de petróleo e gás, o que pode impactar países como o Canadá e o México.

Declaração de Trump sobre Relações Comerciais com a UE

Durante uma conferência no Salão Oval da Casa Branca, Trump destacou que a UE tem tratado os Estados Unidos de maneira desfavorável nas relações comerciais. Ele afirmou: “Nos tratam muito mal. Não aceitam nossos carros, não aceitam nossos produtos agrícolas, essencialmente não aceitam quase nada, e temos um enorme déficit com a União Europeia. Então, vamos fazer algo muito importante com a UE, vamos equilibrar a balança”.

Em seu primeiro mandato (2017-2021), Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre o aço europeu e de 10% sobre o alumínio. Conforme dados da Comissão Europeia, em 2023 a UE teve um superávit no comércio de bens com os EUA, exportando produtos no valor de mais de 522 bilhões de dólares e importando por mais de 352 bilhões de dólares.

Impacto das Tarifas sobre Importações de Petróleo e Gás

Trump também anunciou tarifas sobre importações de petróleo e gás a partir de 18 de fevereiro, mas não especificou os países afetados ou a porcentagem do imposto. Essa medida pode ter um impacto significativo no Canadá e no México, que são os principais fornecedores de energia dos EUA.

Além disso, Trump reiterou a intenção de aplicar tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, e de 10% sobre as da China a partir de 1º de fevereiro. O objetivo é pressionar esses países a reduzirem o tráfico de fentanilo e conterem a migração irregular.

Ao ser questionado sobre as tarifas no petróleo canadense, Trump indicou que estava considerando uma redução no imposto: “Provavelmente vou reduzir um pouco a tarifa sobre isso. Pensamos em reduzir para 10% para o petróleo”.

Impacto no Comércio de Energia com o México

O impacto dessas tarifas no México ainda é incerto, já que os Estados Unidos exportam mais petróleo e gás para esse país do que importam. De acordo com a Administração de Informação Energética (EIA) dos EUA, em 2023, o país exportou para o México 1,2 milhão de barris de produtos petrolíferos por dia, tornando o México seu principal destino nessa categoria.

Além disso, as exportações de gás natural também atingiram um recorde, com 6.200 milhões de pés cúbicos por dia, o que representou 13% do total de exportações energéticas dos Estados Unidos para o México. Por outro lado, os EUA importaram do México 733.000 barris de petróleo diários, uma quantidade inferior à que exportam.

Planos Futuros de Tarifas sobre Diversos Produtos

Trump adiantou que, nos próximos meses, aplicará tarifas adicionais sobre uma ampla gama de produtos, incluindo metais como o aço e o alumínio, produtos farmacêuticos e semicondutores. Ele afirmou: “Vamos impor tarifas sobre o aço e o alumínio neste mês ou no próximo, e faremos um anúncio sobre a data exata, mas será uma quantia tremenda de dinheiro para o nosso país”.

As novas medidas tarifárias indicam uma escalada na política comercial de Trump, gerando incertezas sobre o impacto nos mercados globais e nas relações com os principais parceiros comerciais dos EUA.

(Com informações da EFE)

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/mundo/2025/01/31/trump-anuncia-novas-tarifas-sobre-produtos-da-uniao-europeia/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile