Trump Propõe Transformar EUA em Superpotência do Bitcoin
Durante um discurso pré-gravado exibido no Blockworks Digital Assets Summit, em Nova York, o ex-presidente Donald Trump comprometeu-se a transformar os Estados Unidos na “superpotência indiscutível do Bitcoin e capital cripto do mundo”. Ele criticou a “guerra regulatória contra cripto e Bitcoin” da administração Biden e defendeu a criação de regras “simples e de bom senso” para o mercado de criptomoedas.
Inovação e Participação no Mercado Cripto
Trump destacou que, com a legislação adequada, tanto grandes como pequenas instituições terão liberdade para investir, inovar e participar de uma das revoluções tecnológicas mais empolgantes da história moderna. Ele ressaltou o potencial das criptomoedas para “melhorar nosso sistema bancário e de pagamentos, promovendo maior privacidade, segurança e riqueza para consumidores e empresas americanas”.
O Papel dos Stablecoins e a Dominância do Dólar
Em seu discurso, Trump também manifestou otimismo em relação ao papel dos stablecoins na manutenção da “dominância do dólar americano”. Ele afirmou: “Queremos apenas mantê-lo sempre no topo”, destacando o “entusiasmo” e a “paixão” da comunidade cripto. “Juntos, faremos da América a superpotência indiscutível do Bitcoin e a capital cripto do mundo”, declarou.
Reservas Estratégicas e Futuras Mudanças Regulatórias
Trump relembrou a recente Cúpula de Ativos Digitais da Casa Branca, onde reuniu líderes do setor para discutir o futuro da indústria. Ele também mencionou ter assinado uma ordem para criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin, com o objetivo de “maximizar o valor dos ativos federais”. Criticando a abordagem da administração anterior às regulamentações cripto, ele prometeu mudanças a partir de 2025. “A partir de 20 de janeiro de 2025, tudo isso termina”, concluiu.