Donald Trump Solicita Ajuda de Elon Musk para Resgate Espacial
O ex-presidente Donald Trump anunciou na última terça-feira que entrou em contato com Elon Musk e a @SpaceX, pedindo-lhes para “resgatar” dois astronautas que, segundo ele, foram “praticamente abandonados no espaço”. Trump compartilhou em sua conta na Truth Social: “Acabei de solicitar a Elon Musk e à @SpaceX que resgatem os dois astronautas corajosos que foram praticamente deixados no espaço pela Administração Biden. Eles estão aguardando há vários meses na @Estação Espacial. Elon estará a caminho em breve. Esperamos que tudo corra bem. Boa sorte, Elon!!!”
Astronautas em Missão Prolongada
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que participam de uma missão da Boeing desde o início de junho, estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há mais de seis meses. O lançamento inicial foi adiado diversas vezes devido a falhas nos propulsores e vazamentos de hélio. A missão original deveria durar cerca de oito a dez dias; no entanto, preocupações da NASA com a espaçonave Boeing Starliner resultaram na permanência prolongada dos astronautas na ISS.
Adiantamento da Missão de Retorno
A missão de retorno para Williams e Wilmore, que utilizaria uma nave da SpaceX, estava inicialmente agendada para fevereiro, mas foi postergada para, no mínimo, o final de março. “A missão Crew-10 da NASA com a SpaceX agora está prevista para não antes do final de março de 2025, para lançar quatro membros da tripulação para a Estação Espacial Internacional”, informou a NASA em um comunicado divulgado em meados de dezembro.
Relação Próxima entre Musk e Trump
Musk, CEO da SpaceX, tem mantido uma relação especialmente próxima com Trump no último ano, apoiando fortemente sua candidatura presidencial para 2024 e participando de vários comícios ao lado do ex-presidente. “O @POTUS pediu à @SpaceX para trazer de volta os 2 astronautas presos na @Estação_Espacial o mais rápido possível. Nós faremos isso. Terrível que a administração Biden os tenha deixado lá por tanto tempo”, declarou Musk na plataforma social X na noite de terça-feira.