Feriado Prolongado no Rio de Janeiro: Trânsito Intenso nas Vias Expressas
Na segunda-feira, 20 de janeiro, é feriado no Rio de Janeiro, o que resultou em um aumento significativo no tráfego devido à saída para o feriado prolongado de São Sebastião. Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, as principais vias expressas do Rio e a Ponte Rio-Niterói registraram trânsito intenso com retenções.
Tráfego na Ponte Rio-Niterói
Por volta das 15h, o tempo de travessia no sentido Niterói da Ponte era de 34 minutos, conforme dados fornecidos pela concessionária Ecoponte. No sentido Rio, o tempo de travessia foi um pouco superior ao normal, levando cerca de 20 minutos.
A estimativa da concessionária é que aproximadamente 678 mil veículos utilizem a Ponte Rio-Niterói entre sexta-feira, 17 de janeiro, e terça-feira, 21 de janeiro, em função do feriado de São Sebastião.
Fluxo de Veículos Esperado
É esperado um movimento de 78 mil veículos em direção a Niterói e cidades da Região dos Lagos nesta sexta-feira. Na terça-feira, a previsão é de que 73 mil veículos retornem para o Rio.
Trânsito Lento em Diversas Vias
Por volta das 15h05, no sentido Fundão, o trânsito estava lento desde a saída 6, Maria da Graça, até o Acesso 8, Bonsucesso, devido ao fluxo intenso de veículos. A expectativa é que a via receba cerca de 580 mil veículos entre sexta-feira e segunda-feira.
Na Linha Vermelha, havia pontos de retenção na altura da Maré. No sentido Centro, o trânsito estava com retenção desde a altura da Cidade Universitária, na Ilha do Governador, até Vasco da Gama, em São Cristóvão.
Com a aproximação do feriado, o aumento no fluxo de veículos é esperado, e as autoridades recomendam que os motoristas planejem suas viagens com antecedência para evitar maiores transtornos.