Risco Genético de Diabetes Tipo 2 e Doenças Cardíacas
(HealthDay News) – Indivíduos com maior predisposição genética para diabetes tipo 2 também enfrentam riscos aumentados de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outras condições cardíacas. Entretanto, um estudo recente indica que simples alterações no estilo de vida, como reduzir o tempo em frente à televisão, podem ajudar a mitigar esses riscos.
Impacto do Tempo de Televisão no Risco Cardiovascular
Os pesquisadores apontam que limitar o tempo de TV a no máximo uma hora diária pode diminuir o risco cardiovascular entre aqueles com alto risco genético de diabetes tipo 2. Este estudo foi divulgado na edição de 12 de março do Journal of the American Heart Association.
“Isso sugere que assistir menos televisão pode servir como um objetivo comportamental chave para prevenir doenças cardiovasculares ateroscleróticas associadas à genética da diabetes tipo 2”, afirmou o pesquisador principal, Mengyao Wang, recém-doutorado pela Universidade de Hong Kong.
Análise Detalhada do Estudo
O estudo revisitou dados do Biobanco do Reino Unido, que abriga informações genéticas, de estilo de vida e médicas de quase 350 mil residentes britânicos. Durante um acompanhamento de quase 14 anos, os pesquisadores identificaram mais de 21 mil participantes que desenvolveram doenças cardiovasculares ateroscleróticas, como doenças cardíacas decorrentes de artérias obstruídas ou endurecidas.
Os resultados mostraram que pessoas com risco médio ou alto de diabetes tipo 2 não tiveram aumento no risco de doenças cardíacas quando o tempo de TV foi limitado a uma hora ou menos por dia. Em contraste, assistir televisão por duas horas ou mais aumentou o risco de doenças cardíacas em 12%, independentemente do risco genético de diabetes tipo 2.
Indivíduos com alto risco genético de diabetes tipo 2 que restringiram o tempo de TV a uma hora apresentaram uma redução de 10 anos no risco absoluto de doenças cardíacas (2,1%), em comparação com aqueles de baixo risco genético que assistiam duas horas ou mais de TV diariamente (2,5%).
Fatores de Risco e Comportamento Sedentário
A diabetes tipo 2 e um estilo de vida sedentário, como passar longos períodos sentado, são fatores de risco significativos para doenças cardiovasculares ateroscleróticas. O pesquisador sênior Youngwon Kim, professor de saúde pública na Universidade de Hong Kong, assinalou que assistir televisão é uma das principais atividades sedentárias diárias, estando frequentemente associada a um risco maior de diabetes tipo 2 e aterosclerose.
“Este estudo mostra que reduzir o consumo de televisão pode beneficiar tanto pessoas com alto risco de diabetes tipo 2 quanto aquelas com baixo risco”, afirmou Damon Swift, professor associado da Universidade de Virgínia e presidente do Comitê de Atividade Física da Associação Americana do Coração. Ele também realçou a importância das escolhas de estilo de vida para aprimorar a saúde cardiovascular.
O estudo reforça que hábitos simples, como controlar o tempo de TV, podem ser essenciais para a saúde do coração, especialmente para aqueles com maior predisposição genética a condições como a diabetes tipo 2.