Notícias Nacionais

Neste domingo (19): ciclismo em Brumadinho une centenas de familiares e amigos das vítimas da tragédia da Vale

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare

“Memory Day”: Primeira Ação em Memória das Vítimas da Tragédia de Brumadinho

No próximo domingo, 19 de janeiro, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) inicia uma série de homenagens às 272 vítimas da tragédia-crime da Vale, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019. O evento, chamado de “Memory Day”, é um passeio ciclístico que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, reunindo centenas de familiares e amigos das vítimas em busca de Justiça promovida pela AVABRUM. A concentração está marcada para as 7h, com saída às 8h, na Praça Saudade das Joias.

Comemoração dos Seis Anos da Tragédia

Em 2025, quando a tragédia completa seis anos, a atividade contará com cerca de 400 participantes que pedalarão por Brumadinho, mantendo viva a memória dos que perderam suas vidas e valorizando o ciclismo, um hábito saudável da região. Alexandra Andrade, diretora da AVABRUM, destaca: “Entre as vítimas, muitas eram ciclistas, gostavam de passear e até de participar de provas de bicicleta. Este dia é uma forma de homenageá-las, com a participação de esportistas não só de Brumadinho, mas também de outras cidades.”

Origem do “Memory Day”

Nayara Porto, presidente da AVABRUM, recorda que o “Memory Day” surgiu há três anos, através do grupo Pedalantes de Mário Campos. “A ação nasceu do convite dessa associação porque Mário Campos perdeu 20 joias”, explica, ressaltando que as bicicletas carregam placas com os nomes das vítimas. Desde então, mais grupos aderiram ao evento, ultrapassando o número de vítimas e honrando nossas joias.

Atividades Comemorativas

Até sábado, 25 de janeiro, a AVABRUM organiza diversas atividades para marcar os seis anos do desastre em Brumadinho, como uma carreata, um seminário de debates e o grande ato de resistência, celebrado anualmente no dia 25 de janeiro. Todas as ações, que ocorrem em Brumadinho, são gratuitas e abertas ao público.

Lema de 2025: “Memória Irreparável”

Para 2025, o lema adotado é “Memória Irreparável – Uma Tragédia que Apagou Histórias Não Será Esquecida”. Kenya Paiva Lamounier, que faz parte da AVABRUM e perdeu o marido Adriano Aguiar Lamounier, avalia que esta mensagem critica as falsas reparações, reforçando que as vidas são insubstituíveis. “Tentamos mostrar que as pessoas são insubstituíveis. Estamos cansados do termo ‘reparação’. Como reparar uma morte? Qual o preço de uma vida? Para nós, as memórias são relíquias inestimáveis”, diz Kenya.

Aviso à Sociedade

Nayara Porto, também afetada pela perda do marido Everton Lopes Ferreira, ressalta que a semana de homenagens serve de alerta para a sociedade, lembrando que o rompimento da Mina Córrego do Feijão não foi um acidente, mas um ato de irresponsabilidade que transformou vidas para sempre. “A AVABRUM é sinônimo de perseverança e luta, e assim será até vermos a justiça ser feita”, afirma Nayara.

Programação das Atividades

Após o “Memory Day”, a programação continua com o seminário “Memórias do Irreparável: 6 Anos do Rompimento”, no dia 23 de janeiro, no Teatro Municipal de Brumadinho. Este evento contará com a presença de jornalistas renomados, como Daniela Arbex e Murilo Rocha. No dia 24, a “Carreata da Justiça” parte do Cemitério Parque das Rosas, às 17h, em direção a um futuro mais justo.

Grande Ato de Resistência

No dia 25 de janeiro, às 11h, na Praça Saudade das Joias, os participantes soltarão 272 balões vermelhos biodegradáveis com sementes de girassol, simbolizando cada uma das vítimas, além de balões pretos representando os dias sem respostas desde a tragédia-crime.

Sobre a AVABRUM

A AVABRUM foi fundada em agosto de 2019, como resposta dos familiares à tragédia da barragem da Vale, que vitimou 272 pessoas. A associação reúne pais, mães, viúvas, irmãos e filhos das vítimas, unindo-se pela dor insuportável e amor profundo por seus entes queridos.

Serviço:
Memória Irreparável – Uma Tragédia que Rompeu Histórias Não Será Esquecida
Quando: 19/01 a 25/01
Onde: Brumadinho, MG
Quanto: Gratuito e aberto ao público

Programação:
19/01 (domingo): “Memory Day” – Pedalada
23/01 (quinta-feira): Seminário “Memórias do Irreparável”
24/01 (sexta-feira): “Carreata da Justiça”
25/01 (sábado): Ato de 6 anos da tragédia-crime

Fonte: https://cenariominas.com.br/minas-gerais/neste-domingo-19-passeio-ciclistico-em-brumadinho-reune-centenas-de-familiares-e-amigos-de-vitimas-da-tragedia-crime-da-vale/

WhatsAppMessengerFacebookRedditBlueskyShare
Sair da versão mobile