Protesto de Deputados Conservadores Marca Abertura do Ano Legislativo
Na última segunda-feira (3), durante a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, deputados conservadores realizaram uma manifestação no plenário da Câmara. Os parlamentares usaram bonés com a inscrição “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” e entoaram palavras de ordem como “nem picanha, nem café”, enquanto seguravam carne embalada nas mãos.
Reações no Plenário
Logo após o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), iniciar a sessão, os opositores começaram a gritar: “Lula, cadê você? O povo está querendo o que comer”. Em contrapartida, a base governista, situada no lado esquerdo do plenário, respondeu com o coro: “Sem anistia”.
Origem dos Bonés
A iniciativa de distribuir os bonés partiu do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). No sábado anterior, durante a eleição dos presidentes das Casas, ministros de Lula e parlamentares aliados usavam bonés com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”.
Contexto do Movimento
Este movimento ocorre apenas dois dias após parlamentares petistas e ministros do presidente Lula comparecerem ao Congresso Nacional usando bonés com “O Brasil é dos brasileiros”, durante a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado. A ideia foi concebida pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, e pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A peça foi vista como uma provocação ao boné utilizado por aliados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que apresentava o slogan “Make America Great Again”.
Este texto foi reescrito para melhorar a otimização em motores de busca, enquanto preserva o conteúdo original e integra elementos de SEO.