Suspensão Temporária das Tarifas entre Canadá e Estados Unidos
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira que, após uma conversa com Donald Trump, os Estados Unidos suspenderão por 30 dias a implementação de tarifas de 25%, que estavam programadas para entrar em vigor na terça-feira.
Plano Fronteiriço do Canadá
Em publicação nas redes sociais, Trudeau declarou: “Acabei de ter uma boa conversa com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano fronteiriço de 1,3 bilhões de dólares: reforço da fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, melhoria da coordenação com nossos parceiros americanos e aumento dos recursos para deter o fluxo de fentanil. Cerca de 10.000 agentes de linha de frente estão trabalhando e continuarão trabalhando na proteção da fronteira”.
Medidas Contra o Fentanil
Trudeau também afirmou que o Canadá se comprometeu a nomear um czar do fentanil, incluir os cartéis na lista de terroristas, monitorar a fronteira 24 horas por dia, 7 dias por semana, e lançar uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-Estados Unidos para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro. “Também assinei uma nova diretiva de inteligência sobre o crime organizado e o fentanil, que será apoiada com 200 milhões de dólares”, detalhou Trudeau.
Ele concluiu: “As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”.
Reação de Donald Trump
Trump confirmou a notícia e se mostrou “muito satisfeito” que Trudeau tenha concordado em endurecer as medidas fronteiriças contra o fluxo da droga fentanil.
“O Canadá concordou em garantir que tenhamos uma fronteira norte segura e em acabar finalmente com o flagelo mortal de drogas como o fentanil, que tem entrado em nosso país, matando centenas de milhares de americanos e destruindo famílias e comunidades em todo o país”, afirmou Trump em sua rede social.
Implicações Comerciais
A suspensão temporária das tarifas ocorre poucas horas antes de os Estados Unidos começarem a aplicar impostos de 10% sobre as compras de petróleo e gás canadenses e de 25% sobre o restante das importações.
No sábado, o Canadá anunciou que, em resposta às tarifas, também aplicaria a partir de terça-feira impostos de 25% sobre 30 bilhões de dólares de exportações americanas ao país. Além disso, o governo canadense havia programado aplicar as mesmas tarifas a outras 125 bilhões de dólares de importações americanas a partir de 25 de fevereiro.
Diálogos e Acordos
Trudeau e Trump tiveram uma conversa no início desta segunda-feira, na qual concordaram em retomar o diálogo às 15h (20h GMT) para tentar chegar a um acordo que suspendesse as tarifas.
Antes da segunda chamada, Trump também concordou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, a suspensão das tarifas que os EUA iriam começar a aplicar aos produtos mexicanos a partir de terça-feira.
O presidente americano decidiu suspender as tarifas ao México depois que a mandatária mexicana prometeu enviar 10.000 soldados à fronteira com os Estados Unidos para combater o tráfico de drogas e de pessoas.